Setor leiteiro se recupera e fecha 2010 com avanço de 6%

Leia em 3min 20s

Em janeiro, preço pago aos produtores teve aumento de 1,2%, em média, ante dezembro de 2010, e 22% mais alto do que os valores de janeiro do ano passado

 

O preço médio pago pelo leite aos produtores brasileiros em 2010 aumentou 6% ante 2009, com custos médios de produção 0,2% mais altos em todo o ano. Em janeiro deste ano o preço pago pelo leite aos produtores teve aumento de 1,2%, em média, ante dezembro de 2010, e 22% mais alto do que os valores vistos em janeiro do ano passado, conforme levantamento mensal do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

 

Desde setembro do ano anterior, momento em que foram registrados os primeiros indicativos de recuperação dos valores pagos ao produtor de leite, o valor médio subiu 5,4% sem descontar a inflação. Para Aline Ferro, pesquisadora do Cepea, esse aumento ajudou a recuperar as quedas ocorridas de maio a agosto. "Essa alta vista a partir de setembro de 2010 ajudou a amenizar a queda de 13% no preço pago ao produtor de maio a agosto, mesmo em período de entressafra", contou.

 

Apesar dos custos de produção do ano passado ficarem praticamente em linha com 2009, apenas no mês de dezembro foi registrado um incremento de aproximadamente 10% nos custos do produtor, principalmente por conta da alta de commodities como o farelo de soja e o milho, usados na alimentação dos gados de leite. "Em média, os custos operacionais, não incluindo o Pro Labore, a manutenção de maquinários ou benfeitorias, ficaram praticamente nos mesmos níveis de 2009, com leve alta de 0,2%. Tivemos um primeiro semestre com custos abaixo dos vistos em 2009, principalmente porque farelo de soja e milho, que pesam mais no total de custos, estavam mais baixos", disse ela.

 

Com as altas dos preços dos insumos no segundo semestre, Aline comentou que os custos de produção do leite também aumentaram, entretanto os preços pagos ao produtor compensaram essa alta e geraram uma boa rentabilidade ao produtor. "Ao mesmo tempo que os custos aumentaram, o preço do leite subiu em média 6% na média anual, então o ano passado foi um ano melhor para o produtor de leite, em comparação a 2009".

 

Já em relação ao preço médio pago pelo leite aos produtores em janeiro deste ano houve um leve aumento de 1,2% frente a dezembro de 2010, indo para R$ 0,72 por litro. A expectativa de agentes do setor é de mercado firme, disse Aline. Para o pagamento de fevereiro - referente à produção entregue em janeiro -, 63% dos compradores entrevistados, que representam 74,2% do volume de leite da amostra, estimam preços estáveis. A parcela de 22% dos representantes de laticínios e cooperativas - que respondem por 16% do volume da amostra - acredita em nova alta, enquanto 15% dos entrevistados - 10% do volume da amostra - esperam queda de preços.

 

No mercado spot (comercialização entre as empresas/cooperativas), o leite cru continua nos mesmos patamares, o que reitera a expectativa da maioria dos compradores sobre preços firmes aos produtores.

 

Estados

 

Entre todos os estados brasileiros o Rio Grande do Sul foi o que obteve a maior alta de preços em janeiro deste ano, com 4,6% frente a dezembro de 2010, fechando com uma média de R$ 0,68 por litro (valor bruto). Já Santa Catarina fechou com R$ 0,75 o litro, que representa alta de 1,9%. No Paraná a alta foi de 1,1%, com R$ 0,75 por litro, e em São Paulo alta de 1,2% fechando a R$ 0,71/litro. Na Bahia, houve queda de 2,5%, com a média caindo para R$ 0,63 o litro. "A causa da queda do preço na Bahia foi o aumento da oferta de leite", disse Aline.

 


Veículo: DCI


Veja também

Kimberly vai investir US$ 250 mi no Brasil

Plano de expansão inclui a primeira fábrica no Nordeste   Com a operação fabril centr...

Veja mais
Componentes para calçados garantem que não temem os chineses

Fabricantes brasileiros de componentes para calçados ainda não foram atingidos pela forte concorrênc...

Veja mais
Empresas aguardam projetos contra novo ponto eletrônico

As novas regras de registro eletrônico de ponto entram em vigor no dia 1º de março, após o Mini...

Veja mais
Cresceu o bolo da panificação

Segundo a Associação Brasileira da Indústria da Panificação (Abip), o momento atual &...

Veja mais
Casas Bahia mantém liderança entre os maiores anunciantes

Com aumento de 78% nos investimentos em publicidade, Hyundai Caoa passou a ocupar a terceira posição na li...

Veja mais
Preço do etanol não vale a pena

Os preços do litro do etanol hidratado continuam em alta nos postos de combustíveis impulsionados pela men...

Veja mais
BTG Pactual está perto de comprar a Casa & Vídeo

Em negociação há 45 dias pelo controle da Casa & Vídeo, o banco BTG Pactual deve fechar ...

Veja mais
Ventiladores de mesa passarão a ter certificado do Inmetro

Pela primeira vez, ventiladores de mesa terão de passar por testes de conformidade do Inmetro e ganhar um certifi...

Veja mais
Pãozinho

A alta no preço do trigo não deve ser repassada para o pão francês nos primeiros meses deste ...

Veja mais