Com aumento de 78% nos investimentos em publicidade, Hyundai Caoa passou a ocupar a terceira posição na lista
A rede varejista Casas Bahia manteve o posto de líder entre os maiores anunciantes do País, mas o ranking do ano passado, feito pelo Ibope Monitor, trouxe algumas novidades no pelotão da frente. A montadora Hyundai Caoa subiu para o terceiro lugar, posto antes ocupado pela Ambev. Duas multinacionais concorrentes no segmento de higiene e limpeza, a Reckitt Benckiser e a Procter & Gamble, aumentam suas verbas em mais de 80% e subiram para a oitava e nona posições, respectivamente.
Outros grupos voltados para bens de consumo, atraídos pelo bom ritmo de crescimento do mercado interno no ano passado, também turbinaram suas verbas de marketing acima da média geral, que ficou em 20%. A Cervejaria Petrópolis expandiu seus investimentos em anúncios em 65,7%, e o Grupo Pão de Açúcar, em 54,1%. A fabricante de produtos para cabelos L"Oreal passou a integrar a lista dos 30 maiores anunciantes, assim como a montadora Renault.
Uma das surpresas em 2010, já que sempre usou a estratégia de grandes gastos com propaganda, foi a companhia de produtos de bens de consumo e farmacêuticos Hypermarcas, que encolheu seus investimentos em 22,8% ante o ano anterior. Foi a maior queda entre os 30 maiores anunciantes do Brasil.
Alta. O avanço médio do mercado, de 19% em relação a 2009, é apontado por profissionais do setor como um ótimo resultado. Um desempenho que supera o aumentos dos anos anteriores: 7% em 2009 e 12% em 2008. Os números levantados pelo Ibope consideram os anúncios veiculados em oito meios de comunicação: televisão aberta, revistas, jornais, rádio, outdoor, TV por assinatura, cinema e internet.
Os rankings não levam em conta os descontos normalmente negociados entre as partes, computando os valores expressos nas tabelas dos veículos. O instituto tem por critério valorar todo e qualquer espaço ocupado, seja ele gratuito ou não.
Veículo: O Estado de S.Paulo