Segmento de panificação cresce 13,7% e atinge R$ 56,3 bi em faturamento

Leia em 1min 50s

O setor da panificação está registrando um movimento de crescimento sustentável. Em 2010, o índice de evolução do setor é estimado em 13,7% , número superior aos 12,61% obtidos em 2009. Com isso, o faturamento das padarias somou cerca de R$ 56,3 bilhões. O levantamento destes dados foi feito pelo Instituto Tecnológico (ITPC), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria da Panificação (Abip).

 

Esse crescimento resultou também num aumento do número de postos de trabalho gerados pelo setor, que cresceu 3,40% em 2010, em relação ao ano anterior. Dessa forma, a panificação é responsável por 758 mil empregos diretos e 1,8 milhão de indiretos. "Apesar deste crescimento, a demanda do setor por mão de obra ainda é grande. Estima-se uma defasagem de 25 mil postos no setor", calcula o presidente da Abip, Alexandre Pereira.

 

De acordo com ele, o número de empresas que integram o setor continua na casa dos 60 mil, enquanto o total de clientes cresceu 2,80%, o que representa 42,25 milhões de consumidores. "As padarias registraram crescimento superior a outros setores ligados à alimentação", lembra Pereira.

 

A evolução do setor é, de acordo com ele, resultado das transformações vividas pela panificação nos últimos anos. "A panificação brasileira está passando por um processo de modernização de gestão e de serviços, que se reverte em facilidades e alternativas para o consumidor", explica Pereira.

 

Como exemplo, ele cita a expansão dos serviços de food service e de delivery, como a criação de áreas para café e restaurantes; a oferta de novos produtos; os investimentos em administração; aprimoramento do layout das lojas etc. "A padaria é cada vez mais uma prestadora de serviços de conveniência, atendendo às demandas e necessidades do consumidor", diz Pereira.

 

Mudança

 

No final de 2010, Abip reverteu a classificação do setor, de atividade comercial para industrial. "Conseguimos demonstrar e comprovar que a panificação é uma atividade industrial, não comercial, como erroneamente havia sido enquadrada", explica Pereira. A primeira mudança aconteceu há dois anos, quando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mudou o enquadramento da panificação de indústria para comércio.

 

Veículo: DCI

 


Veja também

Ar-condicionado e ventilador estão em falta

Ar-condicionado e ventilador estão entre os produtos mais cobiçados deste verão. A procura é...

Veja mais
P&G reduz número de unidades globais

A Procter & Gamble (P&G) está consolidando suas três unidades globais em duas, enquanto o vice-pres...

Veja mais
Kimberly vai investir US$ 250 mi no Brasil

Plano de expansão inclui a primeira fábrica no Nordeste   Com a operação fabril centr...

Veja mais
Setor leiteiro se recupera e fecha 2010 com avanço de 6%

Em janeiro, preço pago aos produtores teve aumento de 1,2%, em média, ante dezembro de 2010, e 22% mais al...

Veja mais
Componentes para calçados garantem que não temem os chineses

Fabricantes brasileiros de componentes para calçados ainda não foram atingidos pela forte concorrênc...

Veja mais
Empresas aguardam projetos contra novo ponto eletrônico

As novas regras de registro eletrônico de ponto entram em vigor no dia 1º de março, após o Mini...

Veja mais
Cresceu o bolo da panificação

Segundo a Associação Brasileira da Indústria da Panificação (Abip), o momento atual &...

Veja mais
Casas Bahia mantém liderança entre os maiores anunciantes

Com aumento de 78% nos investimentos em publicidade, Hyundai Caoa passou a ocupar a terceira posição na li...

Veja mais
Preço do etanol não vale a pena

Os preços do litro do etanol hidratado continuam em alta nos postos de combustíveis impulsionados pela men...

Veja mais