Segmento de logística mineiro poderá reduzir aportes em ampliação e renovação de frota no próximo ano.
As transportadoras em Minas Gerais poderão reduzir investimentos em ampliação e renovação de frota no próximo ano. As incertezas do cenário macroeconômico brasileiro em virtude da crise financeira internacional é o principal motivo dessa mudança de estratégia. Apesar disso, as empresas ouvidas pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO mantêm as projeções de crescimento para 2008.
A Tora Transportes Industriais Ltda, instalada em Contagem (RMBH), aguarda o "desenrolar" da crise financeira internacional para decidir se haverá cortes nos investimentos em 2009, de acordo com o presidente do grupo, Paulo Sérgio Ribeiro da Silva. "Apesar disso, se houver necessidade estamos prontos para investir", afirmou.
Conforme o empresário, é necessário verificar qual será o impacto da crise na indústria, pois a empresa é especializada no transporte de produtos semi-elaborados. Segundo Silva, se houver impactos no segmento siderúrgico, um dos principais clientes da transportadora, os aportes poderão ser reduzidos. Apesar disso, ele mantém a projeção de crescimento de 35% em 2008 na comparação com o ano passado.
Ainda segundo o presidente, os investimentos previstos para este ano já foram realizados. De acordo com Silva, a empresa adquiriu 85 veículos em 2008. Os valores aplicados não foram revelados. Atualmente, a Tora possui uma frota com 839 veículos.
Impacto - O diretor-presidente da Patrus Transportes, também sediada em Contagem (RMBH), Marcelo Patrus, afirmou que a empresa está elaborando o plano estratégico para 2009. "Estamos cautelosos em relação aos reflexos da crise no sistema financeiro na economia brasileira", disse.
Conforme Patrus, os investimentos da transportadora em renovação da frota dependerão do cenário no próximo ano. "Haverá impacto, mas ainda é cedo para saber qual é o tamanho", disse.
Em 2008 a transportadora realizou inversões da ordem de R$ 20 milhões. Este total foi aplicado na frota, tecnologia da informação (TI) e capacitação de mão-de obra.
A empresa é especializada no transporte de carga fracionada, que apresenta sazonalmente aquecimento nos últimos meses do ano devido ao período do Natal. "Este ano não são esperados resultados nos mesmos patamares registrados no ano passado", disse Patrus.
Para 2008 a transportadora espera registrar um crescimento de 25%, em relação ao exercício passado. A Patrus Transportes possui uma frota de 400 veículos próprios e 500 agregados. A empresa presta serviços em toda a região Sudeste, além da Bahia e Sergipe.
O gerente-administrativo da filial em Contagem da Transdelta, sediada em Ponte Nova, na Zona da Mata mineira, André Leal Pinto Moreira, afirmou que os investimentos em renovação de frota em 2008 já foram realizados pelo setor. Segundo ele, isto ocorre devido aos prazos de entrega das concessionárias, que podem chegar a dois meses.
Veículo: Portal Fator Brasil