A direção da empresa Sun Tech Celulares e Monitores Ltda anunciou ontem o início de suas atividades na instalação de São José dos Campos. A companhia de origem coreana-brasileira foi constituída neste ano a pedido da LG, sediada em Taubaté. A multinacional terceirizará seu processo de montagem de telefones celulares. O investimento inicial para a constituição da Sun Tech foi US$ 500 mil.
Segundo o presidente da fornecedora da LG, o coreano domiciliado no Brasil Young Do Son, neste primeiro estágio foram contratados 120 empregados, a maioria mulheres. O primeiro lote de celulares será de 5 mil unidades.
Para um segundo momento, previsto para final de 2009, a empresa passará para 500 funcionários, dando início à montagem de notebooks e monitores LCD, destinados também ao abastecimento da unidade fabril da LG.
"Inicialmente a empresa fornecerá para a fábrica de Taubaté. A escolha da cidade se deu pelas facilidades na instalação e na aquisição de mão-de-obra qualificada", destacou o secretário de desenvolvimento econômico de São José dos Campos, Toshihiro Yosida.
A Sun Tech ainda contará com a lei de incentivos fiscais do município, que dá isenção de IPTU conforme o faturamento e número de empregos gerados diretamente. O dirigente coreano não deu a previsão de faturamento, mas acredita num rápido crescimento devido à crescente demanda do mercado interno e das exportações feitas por parte da LG.
Segundo Yosida, em São José dos Campos existem 97 empresas cadastradas na área de produção de componentes e aparelhos eletroeletrônicos. Neste ano, além da SunTech, outras 10 indústrias do setor já abriram uma unidade na cidade.
De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), São José dos Campos, registrou o saldo positivo de 35.259 empregos no período de 2005 a agosto de 2008. Os investimentos totalizaram R$ 5,7 bilhões, incluindo os novos projetos anunciados pela Embraer e GM e a modernização da refinaria da Petrobras Revap.
Veículo: Gazeta Mercantil