O dia 16 de outubro é um dia especial para o setor de panificação e confeitaria. Trata-se da data em que é comemorado o Dia Mundial do Pão. Na edição deste ano, a Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (Abip) e os sindicatos estaduais estão trabalhando a data com ações que denotam o envolvimento do setor com a preservação do meio ambiente.
Como mostra do empenho do segmento neste sentido, cartazes e adesivos promocionais estão sendo estampados em padarias com a seguinte mensagem: “Festejamos o compromisso da panificação brasileira com a preservação do meio ambiente e gerações futuras”.
Diversas ações ambientais estão sendo patrocinadas pelos sindicatos regionais. Uma das principais iniciativas é o projeto “Sacola Ecológica Permanente”.
Idealizado pelo Sindicato de Joinville, o projeto tornou-se um programa nacional da panificação brasileira. Conduzido pela Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (Abip) e entidades como o Sindicato de Panificação e Confeitaria do Pará (Sippa), o projeto propõe-se a diminuir a utilização de sacolas plásticas, trocando-as pelas sacolas ecológicas permanentes, produzidas a partir de pano e papel, dentre outros produtos naturais.
No Dia Mundial do Pão, o Sindicato de Panificação do Pará vai promover a troca de garrafas PET usadas por pão, uma sacola ecológica e uma revista sobre educação ambiental. “As garrafas serão entregues à cooperativa de catadores, onde serão recicladas e transformadas em bancos e pufs”, informa Lindalva Pereira, diretora de responsabilidade social do sindicato.
Veículo: Portal Fator Brasil