Estréia na próxima semana a campanha de sustentabilidade da Tetra Pak. Um dos objetivos da ação é informar e educar o consumidor sobre a facilidade para reciclar lixo. "Não é preciso ter quatro ou cinco lixos em casa, como muita gente pensa. Bastam dois lixos, um para o material reciclável e outro para o lixo normal", afirma o diretor de meio ambiente da companhia, Fernando von Zuben. "Já ajuda se a pessoa separar as garrafas plásticas, papel, embalagens longa vida e outros materiais recicláveis num recipiente. A separação de cada material é feita pelos recicladores", completa.
Além da parte educativa, a Tetra Pak também informa o consumidor que a maior parte de cada embalagem produzida pela empresa - 75% - é composta por papel de fonte renovável. "Queremos mostrar para o consumidor que ele tem um papel importante no processo de sustentabilidade. Com uma ação simples, ele ajuda a transformar o mundo", diz a diretora de marketing da Tetra Pak, Heloisa Rios.
Toneladas
No ano passado, segundo informações da empresa, foram recicladas 50 mil toneladas de embalagens Tetra Pak. "Com a ação, o objetivo é chegar a 86 mil toneladas até 2010", informa Zuben. O executivo conta que, atualmente, cerca de 25,5% das embalagens produzidas no Brasil são recicladas. "Esse é um ótimo número, uma vez que o índice global é de 16%", afirma o executivo. Ele diz que o objetivo é chegar a 40% no Brasil até 2010.
O investimento na campanha é de R$ 5 milhões e serão realizados merchandising, ações nos pontos-de-venda, spot de rádio para veiculação na cidade de São Paulo e um filme de 30 segundos que será transmitido na TV aberta em rede nacional nos próximos três meses.
Veículo: Gazeta Mercantil