O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deu ontem o primeiro passo no enfrentamento de uma onda de consolidação do mercado de varejo no Brasil. O órgão antitruste aprovou a compra das Lojas Romelsa, uma empresa que atua em Salvador e municípios próximos, pela Casas Bahia.
Estão para passar pelo Cade operações de peso do setor, como a fusão entre Ricardo Eletro e Insinuante, a união entre Pão de Açúcar e Ponto Frio e o negócio entre Casas Bahia e Pão de Açúcar.
A rede Casas Bahia chegou à capital baiana em abril de 2009, com a abertura de quatro lojas. Em maio, no entanto, fechou negócio com a Romelsa, que possuía 19 unidades na região. Ainda que a operação, em princípio, fosse considerada normal, o relator do caso solicitou ao departamento de estudos econômicos (DEE) do órgão antitruste que elaborasse uma análise sobre a possível concorrência hoje no mercado entre essas grandes lojas de varejo e sua atuação na internet.
A conclusão foi a de que se tratam de mercados distintos, pois os preços praticados nas lojas físicas nem sempre acabam cobertos pelo valor da venda on-line. Esta é uma questão, porém, que precisa ser avaliada com mais profundidade, dada a disseminação dos serviços de internet, a ascensão das classes mais baixas ao mercado de consumo e o crescimento das vendas virtuais.
"A internet possui papel fundamental no acesso a informação sobre preço", disse o advogado Thiago Brito, que representa a Casas Bahia.
Veículo: DCI