Supermercados investirão R$ 30 mi

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Inversões programadas para este ano no Estado são 50% superiores às realizadas em 2010.

 

O setor supermercadista do Estado deverá investir cerca de R$ 30 milhões em tecnologia durante este ano, o que corresponde a um aumento de 50% na comparação com os aportes realizados em 2010, segundo informou o superintendente da Associação Mineira dos Supermercados (Amis), Adilson Rodrigues.

 

Ele ressaltou a importância das inversões na redução dos custos e incremento da produtividade dos estabelecimentos. "Independentemente do porte do supermercado, é fundamental investir em tecnologia. Os aportes na área não podem ser postergados, já que atingem diretamente o rendimento da empresa e podem contribuir para que perdas sejam evitadas", explicou o superintendente.

 

De acordo com ele, muitos estabelecimentos já investiram um valor considerável em tecnologia no ano passado e em 2011 irão aportar em algumas melhorias. Entretanto, alguns empresários se preocuparam apenas em atender à legislação e precisarão adquirir softwares para que a gestão tenha avanços significativos.

 

A etiqueta inteligente é um exemplo do desenvolvimento do setor. De acordo com Rodrigues, ela é capaz de armazenar e transferir informações sobre a localização de um produto no qual está afixada, como data de validade e localização dentro de um supermercado. "Com isso, o empresário sabe exatamente onde se encontra determinado produto e se ele está na gôndola correta", explicou.

 

Ainda de acordo com ele, nos últimos dois anos, o setor está mais atento em aderir ao e-commerce (vendas pela internet). "Muitas empresas não tinham portal e o investimento nessa tendência se tornou uma realidade. Grande parte dos consumidores são adeptos da prática, até mesmo pelo conforto e pela praticidade que ela proporciona", avaliou.

 

Entre os setores que precisam de uma melhor gestão, segundo Rodrigues, está o de eletroeletrônicos. O superintendente explicou que o consumidor está cada vez mais exigente e em busca de todo tipo de tecnologia. "O setor deve oferecer as tendências de mercado e investir no treinamento dos funcionários, que precisam ter melhores informações", afirmou.

 

Os supermercados mineiros encerraram 2010 com um faturamento de R$ 13,4 bilhões, crescimento de 8,15% em relação ao exercício anterior. As vendas de dezembro avançaram 4,61% frente ao mesmo mês de 2009. O resultado oficial do ano ficou ligeiramente acima da última previsão da entidade, que apontava para um crescimento entre 6% e 8% no período.

 

Balanço - De acordo com o balanço do Amis, o comportamento das vendas do setor no Estado foi uniforme, registrando crescimento em todas as regiões pesquisadas. O Norte de Minas apresentou o melhor desempenho em dezembro, com um crescimento de 26,62% nos negócios do período.

 

A região Sul vem depois com uma elevação de 25,98% na comercialização do último mês de 2010. Na Zona da Mata a alta foi de 24,14%, seguida pelas regiões Centro-Oeste (23,84%,), Central (23,78%), Rio Doce (21,96%) e Triângulo (21,85%).

 

Segundo a entidade, o setor supermercadista deve investir cerca de R$ 220 milhões na abertura e reforma de lojas ao longo deste ano. Devem ser inauguradas 42 unidades, o que elevará o número de estabelecimentos para um total de 6.792 em funcionamento no Estado. Conforme pesquisa realizada pela Amis, 58 lojas serão reformadas em 2011.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


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