Brasileiro consome mais leite em 2010

Leia em 1min 20s

Estudo aponta que apesar do aumento, índices de consumo ainda estão abaixo da recomendação dos órgãos de saúde e do consumo em diversos países.

 

Nos últimos 30 anos, o consumo per capita de leite e derivados no Brasil teve um aumento de 60%. Enquanto em 1980 o brasileiro ingeriu em média 100 litros de leite e derivados por ano, em 2010 este consumo aumentou para 161 litros. De acordo com estudo realizado pela Associação Leite Brasil, somente no ano passado, o crescimento foi cerca de 4,4% em relação a 2009.

 

Este acréscimo pode ser atribuído ao crescimento populacional assim como a melhoria na renda, trazida pelo reajuste do salário mínimo acima da inflação. Além disso, a diversificação na produção de derivados, o aumento na produção interna - que representa 97% do mercado local – e a melhoria na qualidade da produção primária de leite impulsionaram este avanço. Apesar do cenário, os consumidores brasileiros ainda consomem pouco leite comparativamente aos maiores consumidores mundiais. De acordo com o ranking da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), o Brasil ocupa 65° lugar, que é liderado pela Finlândia e Suécia. Segundo Jorge Rubez, presidente da Associação Leite Brasil, ainda há mercado para crescer e a ausência de políticas específicas e engajamento do setor dificultam o desenvolvimento e o estímulo ao consumo. “Considerando a recomendação do Ministério da Saúde, de três porções de lácteos diárias, ou seja, 200 litros ao ano, a média do brasileiro ainda tem um déficit de 25%.”

 

Veículo: Revista Fator Brasil


Veja também

Agricultura orienta plantio de frutas

Melhor período e municípios aptos para o cultivo de maçã, nectarina, pêssego, pera e u...

Veja mais
Custo de produção do leite teve alta de 1,57% em janeiro

Preços do milho e da soja aumentaram as despesas.   Minas Gerais voltou a apresentar alta nos custos de pr...

Veja mais
Hikari apresenta refresco em pó com polpa de frutas e vitamina C

Empresa lança nova linha Frukari Frutas e aposta no alto consumo da segunda bebida não alcoólica ma...

Veja mais
Cotação do algodão afeta indústrias mineiras

Setores têxtil e de vestuário em xeque.   A alta acumulada de 200% no preço do algodã...

Veja mais
Bradesco perto de comprar 49% do banco do Carrefour no País

Além da base de cartões, negociação pode incluir o direito de oferecer seguros e financiamen...

Veja mais
Walmart reforça marcas próprias

Para sustentar política de preços, grupo revê mix e pretende lançar 300 itens exclusivos este...

Veja mais
Indústrias querem reajustar seus produtos em até 20%

Na virada de janeiro para fevereiro, produtores de alimentos industrializados e de artigos de higiene pessoal e limpeza ...

Veja mais
Aumenta o número de itens no supermercado para classes C e D

A elevação do nível de renda do brasileiro promove ascensão das classes mais baixas (C, D e ...

Veja mais
Marca popular e mais renda elevam vendas de sorvete

Consumo aumentou para 5,77 litros por pessoa em 2010   Antonio Benedito dos Santos era motorista de ônibus ...

Veja mais