Após a aquisição da britânica Cadbury pela americana Kraft no ano passado -em operação de US$ 19,6 bilhões que criou a gigante do setor de doces no mundo- as ações de integração avançaram na operação brasileira nas últimas semanas.
A rede de distribuição antiga da Cadbury no Brasil passa agora a ser usada pela Kraft. Após a união entre as empresas, as estruturas ainda vinham sendo operadas separadamente no Brasil.
Também faz parte das ações recentes de integração a mudança da diretoria de Curitiba para São Paulo, cujo escritório passa a contar com 450 profissionais, no esforço de aumentar a participação do país no grupo.
Foi mantida em Curitiba a fábrica de chocolates.
A operação brasileira é considerada o principal investimento da companhia na América Latina hoje, segundo Marcos Grasso, presidente da Kraft Foods Brasil.
A produção nacional será incrementada com a inauguração de uma fábrica da marca em Pernambuco, que recebeu investimentos de R$ 100 milhões e acaba de entrar em fase de testes.
No mundo, a empresa de alimentos teve queda de 23,9% no lucro do quarto trimestre, devido aos custos ligados à aquisição. O programa de integração impactou o resultado operacional.A empresa tem marcas como Lacta e Trakinas.
Veículo: Folha de S.Paulo