Supermercado acredita no aquecimento dos negócios

Leia em 2min 30s

Carnaval: Estoques já foram reforçados.


 
A última semana que antecede o Carnaval deverá ser de vendas aquecidas nos supermercados e shoppings do Estado. Conforme o superintendente da Associação Mineira de Supermercados (Amis), Adilson Rodrigues, os setores de bebidas e de açougue poderão registrar aumento entre 20% e 30% no período, na comparação com uma semana normal.

 

Além disso, estabelecimentos localizados em cidades do interior que promovem a festa, como Diamantina (Vale do Jequitinhonha), Abaeté, Pompéu e Ouro Preto (as três na região Central do Estado), também deverão ter movimentação maior durante o feriado, já que os turistas sempre precisam de algum produto.

 

Segundo ele, o consumidor que pretende viajar na próxima sexta-feira aproveita estes dias para comprar cerveja, refrigerante, carnes e outros produtos alimentícios que serão necessários na viagem. "Já aquele que irá permanecer em casa, adquire as mercadorias para reunir amigos e familiares", explicou.

 

Para atender a alta na demanda, de acordo com Rodrigues, o setor supermercadista aumenta o estoque desses produtos no período, para que vendas não sejam perdidas. "O momento é ideal para atrair os consumidores que deixaram as compras para a última hora", afirmou.

 

Os supermercados mineiros encerraram o exercício passado com um faturamento de R$ 13,4 bilhões

 

No Supermercado Barroso, instalado em Diamantina, a expectativa é de crescimento de 40% nas vendas durante o Carnaval em relação a uma semana tradicional. Conforme o sócio-proprietário, Hélder Augusto Barroso, embora a última semana que antecede o feriado seja de alta nas vendas, o aumento no número de turistas é fundamental para o desempenho do estabelecimento em fevereiro.

 

Ele ressaltou que, normalmente, a cidade recebe entre 35 mil e 40 mil turistas no Carnaval e que a demanda por bebidas e itens de açougue tem elevação considerável. "Além de aproveitar a festa do município, as pessoas também realizam churrascos e encontros, o que aumenta a demanda pelos produtos e o rendimento do supermercado", explicou.

 

A expectativa de crescimento na comercialização no período também foi apontada pelo Supermercado Assunção, localizado em Pompéu. De acordo com o diretor Josias Martins Assunção, o aumento nas vendas deverá ser de 15% na comparação com uma semana comum.

 

Ele ressaltou que a alta no volume de turistas tende a contribuir para o resultado do estabelecimento. "Os setores de bebidas e açougue estão entre os beneficiados com o feriado", avaliou.

 

Conforme o DIÁRIO DO COMÉRCIO já havia divulgado, os supermercados mineiros encerraram 2010 com um faturamento de R$ 13,4 bilhões, o que representa um crescimento de 8,15% em relação ao montante apurado no exercício anterior. As vendas de dezembro avançaram 4,61% frente ao mesmo mês de 2009.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Alta de preços muda cesta da classe média

Comportamento: Inflação, se continuar subindo, pode brecar ascensão das classes de renda mais baixa...

Veja mais
Varejo de eletrônicos não sente aperto no crédito e vende mais no 1º bimestre

Varejistas de diversas regiões do país registraram vendas fortes no primeiro bimestre. Empresários ...

Veja mais
Preço do leite ao produtor sobe quase 3% mesmo na safra

Em mais um movimento atípico de mercado, o preço médio do leite pago aos produtores do país ...

Veja mais
Varejo, crédito, seguro, consórcio... Até onde vai a Máquina de Vendas

Perto de completar um ano da união entre Ricardo Eletro e Insinuante, grupo cria novas empresas e se prepara para...

Veja mais
Liquigás investe para atender setor de aerossóis

Empresa montou uma linha de produção exclusiva para propelentes   Acreditando no crescimento da dem...

Veja mais
Para equilibrar custo, Pirelli estuda material alternativo

Pneus: Troca de 10% da borracha natural pode gerar economia de US$ 5 bi   Com vistas a reduzir a exposiç&a...

Veja mais
Ar no chocolate ajuda a aumentar o lucro

A receita das barras de chocolate é razoavelmente comum: cacau, manteiga de cacau ou outros óleos, ado&cce...

Veja mais
Setor têxtil sente alta do algodão

A alta da cotação internacional do algodão, que soma 270% nos últimos 12 meses, começ...

Veja mais
Custo de produção do leite fica 43% mais alto em um ano

O custo de produção do leite ficou mais alto em fevereiro deste ano, ante o mesmo mêsde 2010. J&aacu...

Veja mais