As fabricantes General Mills e Nestlé são as duas companhias interessadas na compra de 50% de participação na francesa Yoplait, que está sendo vendida pelos investidores da PAI Partners, segundo informaram quatro pessoas próximas à negociação.
Segundo fontes ligadas ao negócio, as companhias avaliaram essa participação em cerca de €1,6 bilhão (US$ 2,2 bilhões). O nome do comprador deve ser anunciado nas próximas semanas, segundo uma pessoa envolvida na venda que pediu para não ser identificada. A Axa Private Equity é a única empresa de investimentos que resta na disputa, além das duas fabricantes, segundo informaram três fontes ouvidas.
Os acionistas da Yoplait estão considerando os planos de expansão da empresa interessada em mercados onde a marca tem pequena ou nenhuma presença. Nesse grupo estão países da América Latina, além de China e Índia.
Há informações no mercado de que as autoridades francesas poderiam intervir para tentar promover um comprador francês. A Nestlé e a General Mills não comentaram o assunto, assim como a Axa Private Equity. A General Mills produz e distribui os iogurtes da Yoplait nos Estados Unidos.
A companhia chinesa Bright Dairy & Food apresentou, até hoje, a oferta com o preço mais alto, no valor de €1,7 bilhão, mas há dúvidas de que conseguiria a aprovação do negócio por parte das autoridades chinesas. A Yoplait tem crescido nos últimos anos e responde por 6% das vendas de iogurte no mundo. A Yoplait é considerada a vice-líder mundial em produtos lácteos, com faturamento de €4,6 bilhões, atrás da Danone.
Veículo: Valor Econômico