Classe C domina alta em higiene e beleza

Leia em 2min 40s

Consumo de cosmético e higiene pessoal de emergentes cresce 725% entre 2002 e 2010 e supera compras de classes AB

 

Jequiti e Hypermarcas, que apostaram no segmento, têm forte alta; consumo chega a quase R$ 20 bilhões

 

O consumo de produtos de higiene pessoal e beleza cresceu entre as classes mais baixas, mostra levantamento feito pelo instituto Data Popular a pedido da Folha.
A penetração desses produtos -ou seja, o percentual de pessoas dessas classes que os consome- teve forte alta entre 2003 e 2010.

 

O uso do creme facial, por exemplo, cresceu 160% entre os consumidores da classe C. Hoje, 60% dessa faixa de renda usa o produto -mesmo percentual das classes AB. Os gastos com higiene e beleza nessa faixa de renda cresceram 725% em oito anos, de R$ 2,4 bilhões em 2002 para R$ 19,8 bilhões em 2010.

 

O fortalecimento da classe C beneficiou as empresas que apostaram no segmento. A Hypermarcas, que fez aquisições no setor e detém marcas como Monange e Bozzano, teve alta de 31% nas vendas até setembro de 2010.

 

A Jequiti, braço de cosméticos do grupo Silvio Santos, registrou crescimento de 86% no ano passado.

 

RENDA

 

"Os anseios das classes mais baixas por produtos de higiene e beleza são semelhantes aos das outras classes. É só melhorar o poder aquisitivo da população que eles consomem mais", afirma João Carlos Basílio, presidente da Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos).

 

Além disso, de acordo com Renato Meirelles, sócio-diretor do instituto Data Popular, a indústria também teve mudanças. Ele cita a queda no preço médio dos produtos, além de uma melhora nos canais de distribuição.

 

"Antes, as pessoas iam a um supermercado na periferia e encontravam uma marca de xampu. Hoje em dia, você encontra três ou quatro para cada tipo de cabelo."
O aumento de penetração desses produtos entre as faixas de renda mais baixas elevou a participação da classe C no consumo total.

 

Dos R$ 43,4 bilhões gastos em higiene e cuidados pessoais em 2010, 45,64% vieram da classe C, ante 36,61% das faixas AB. Em 2002, o índice era 26,7%.
Em quase todos os produtos pesquisados -como creme corporal, maquiagem, desodorante e creme dental-, a classe C responde por mais de metade do consumo.

 

ESTRATÉGIA

 

O aumento nas compras da classe C faz com que as empresas já desenvolvam produtos direcionados para esses consumidores.

 

A marca de enxaguante bucal Listerine, da Johnson & Johnson, lançou em 2010 o Listerine Essencial, que tem preço médio por volta de 20% mais baixo e é vendido em mercados menores, segundo o gerente de marketing, Eduardo Siqueira.
O produto ganhou, em menos de um ano, participação de 2% no mercado. O consumo de enxaguante na classe C cresceu 427% em cinco anos, segundo a Abihpec.

 

Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

Indústria e varejo estudam rotulagem de produtos

Alguns dos maiores fabricantes e varejistas globais de roupas e calçados trabalham em um método que permit...

Veja mais
Da lojinha para a logística

Em uma mesa de jantar bastante ampla, em um apartamento de decoração clássica no coraç&atild...

Veja mais
Iogurte: Yoplait atrai Nestlé e General Mills

As fabricantes General Mills e Nestlé são as duas companhias interessadas na compra de 50% de participa&cc...

Veja mais
Cosméticos: Marca local acirra disputa com múltis no mercado chinês

Desenvolver marcas como as da Shanghai Jahwa United é parte do plano de Pequim para fortalecer o consumo internoA...

Veja mais
Calçados: Real valorizado faz fabricante gaúcha expandir operações no exterior este ano

Maior fonte de dor de cabeça para os exportadores de calçados, a manutenção do real valoriza...

Veja mais
Exportação de frutas deve crescer 25% em quatro anos

O Brasil cresceu mais de 25% nas exportações de frutas desde 2006 e prevê o mesmo incremento at&eacu...

Veja mais
Adiado prazo do novo ponto eletrônico

Trabalhista : Empresas têm até 1º de setembro para adquirir equipamento   Cedendo à pres...

Veja mais
Safra de trigo deve crescer 20% em 2011

A produção do cereal em Minas Gerais deve atingir cerca de 120 mil toneladas este ano.   As estimat...

Veja mais
Produção de laranja no país vai além do Estado de São Paulo

Não é do conhecimento de muitos, mas a China já é o maior produtor de cítricos do mun...

Veja mais