Coreana LG terá três novas fábricas no Brasil

Leia em 2min 40s

A multinacional coreana LG pretende crescer 30% este ano, chegando receita de US$ 4 bilhões no País. Segundo o diretor de marketing da companhia no Brasil, Humberto De Biase, a empresa terá uma "postura agressiva" para alcançar a liderança nos segmentos em que atua no País. Para isso, em 2011 a fabricante terá 600 lançamentos de produtos, bem superior aos 120 lançados em 2010, e pretende iniciar as operações de três novas fábricas no mês de dezembro.

 

O aporte será de cerca de US$ 300 milhões destinados as novas plantas produtivas. Duas delas em Manaus, destinadas às produções de ar condicionado e painéis para televisores de cristal líquido (LCD). E a restante ficará em Paulínia (SP) e será destina a produtos da linha branca.

 

Segundo De Biase, a decisão de produzir localmente os painéis decorreu do crescimento das vendas de televisores de tela plana no primeiro semestre do ano passado, graças a transmissão da Copa do Mundo. Naquele período, a companhia registrou aumento de 40% nas vendas. "A demanda continuou a crescer no segundo semestre do ano passado e tivemos dificuldade no fornecimento de telas. Por isso, decidimos produzir telas para nosso próprio uso", diz o executivo. Segundo ele, a LG detém hoje 28,5% de participação em vendas de televisores de tela fina no País.

 

A fábrica de telas de LCD será construída em uma área de 30 mil metros quadrados. Segundo o executivo, com a nova planta, a produção de televisores LCD será ampliada em 30%. Isso sem contar a redução de custos com as isenções tributárias locais.

 

Já para começar a produzir linha branca, que até o momento vem sendo importada pela companhia, o investimento no primeiro ano será de US$ 115 milhões. A nova unidade, localizada no interior paulista será destinada à fabricação de refrigeradores e máquinas de lavar. Com o início da produção local, a previsão da LG é reduzir o custo dos produtos de linha branca e dos equipamentos de ar condicionado em até 30% para o consumidor.

 

Segundo De Biase, a linha branca corresponde por 13% do faturamento da LG no Brasil. "Nosso objetivo é chegar à liderança do setor em 2014", ressalta.

 

Funcionários

 

Com as novas plantas, a multinacional asiática passará a contar com cinco fábricas no Brasil. Já existe uma unidade instalada em Manaus, que produz televisores e equipamentos de áudio e vídeo, e uma fábrica em Taubaté (SP), responsável pela fabricação de celulares, notebooks e monitor. No total são 5,5 mil funcionários, com expectativa de contratação de mais 2,3 mil para os próximos dois anos, com as novas operações. Globalmente, a fabricante coreana faturou no ano passado US$ 48,2 bilhões, com 117 operações e 89 subsidiárias. A companhia conta ainda com 80 mil funcionários e 31 centros de pesquisas e desenvolvimento.

 

Em 2010, empresas como Philips e Semp Toshiba, também anunciaram aportes para a produção local de painéis de LCD.

 

Veículo: DCI


Veja também

O perfil das mulheres no mercado de trabalho

Às vésperas do Dia Internacional da Mulher, a ser comemorado na próxima terça-feira, 8 de ma...

Veja mais
Produção de mel no Brasil cresceu 30% e País é o 3º do mundo

Com o aumento de 30% na produção de mel em 2010, o Brasil passou a ocupar a 11ª posição...

Veja mais
Mesmo com verba, obra da Ceagesp está parada

Com R$ 11 milhões de verba federal em caixa, a reforma no pavilhão principal da Companhia de Entrepostos e...

Veja mais
Anvisa planeja aumentar controle sobre repelentes

Rótulo deve informar concentração de substância tóxica e forma correta de uso   ...

Veja mais
Arroz fica fora da alta global dos alimentos

A forte alta de preço dos produtos agrícolas não chegou ao arroz. Enquanto milho, soja e trigo apro...

Veja mais
Gillette "corta" barba de 30 anos para divulgar lançamento

Um dia após a cerveja Devassa anunciar Sandy como garota-propaganda, ontem foi a vez de a Gillette surpreender o ...

Veja mais
Algodão

O segmento de cama, mesa e banho registrou queda de 3,5% nas vendas em fevereiro, na comparação com janeir...

Veja mais
Limpeza doméstica: Vida de "produto-educador" encurtou

Reckitt Benckiser ensinou o brasileiro a usar alvejante sem cloro e estimulou a concorrência   A Reckitt Be...

Veja mais
Varejo: Carrefour confirma "spinoff" de duas operações

O Carrefour, a segunda maior rede de supermercados do mundo, atrás do Walmart, confirmou ontem sobre o plano de s...

Veja mais