A multinacional coreana LG pretende crescer 30% este ano, chegando receita de US$ 4 bilhões no País. Segundo o diretor de marketing da companhia no Brasil, Humberto De Biase, a empresa terá uma "postura agressiva" para alcançar a liderança nos segmentos em que atua no País. Para isso, em 2011 a fabricante terá 600 lançamentos de produtos, bem superior aos 120 lançados em 2010, e pretende iniciar as operações de três novas fábricas no mês de dezembro.
O aporte será de cerca de US$ 300 milhões destinados as novas plantas produtivas. Duas delas em Manaus, destinadas às produções de ar condicionado e painéis para televisores de cristal líquido (LCD). E a restante ficará em Paulínia (SP) e será destina a produtos da linha branca.
Segundo De Biase, a decisão de produzir localmente os painéis decorreu do crescimento das vendas de televisores de tela plana no primeiro semestre do ano passado, graças a transmissão da Copa do Mundo. Naquele período, a companhia registrou aumento de 40% nas vendas. "A demanda continuou a crescer no segundo semestre do ano passado e tivemos dificuldade no fornecimento de telas. Por isso, decidimos produzir telas para nosso próprio uso", diz o executivo. Segundo ele, a LG detém hoje 28,5% de participação em vendas de televisores de tela fina no País.
A fábrica de telas de LCD será construída em uma área de 30 mil metros quadrados. Segundo o executivo, com a nova planta, a produção de televisores LCD será ampliada em 30%. Isso sem contar a redução de custos com as isenções tributárias locais.
Já para começar a produzir linha branca, que até o momento vem sendo importada pela companhia, o investimento no primeiro ano será de US$ 115 milhões. A nova unidade, localizada no interior paulista será destinada à fabricação de refrigeradores e máquinas de lavar. Com o início da produção local, a previsão da LG é reduzir o custo dos produtos de linha branca e dos equipamentos de ar condicionado em até 30% para o consumidor.
Segundo De Biase, a linha branca corresponde por 13% do faturamento da LG no Brasil. "Nosso objetivo é chegar à liderança do setor em 2014", ressalta.
Funcionários
Com as novas plantas, a multinacional asiática passará a contar com cinco fábricas no Brasil. Já existe uma unidade instalada em Manaus, que produz televisores e equipamentos de áudio e vídeo, e uma fábrica em Taubaté (SP), responsável pela fabricação de celulares, notebooks e monitor. No total são 5,5 mil funcionários, com expectativa de contratação de mais 2,3 mil para os próximos dois anos, com as novas operações. Globalmente, a fabricante coreana faturou no ano passado US$ 48,2 bilhões, com 117 operações e 89 subsidiárias. A companhia conta ainda com 80 mil funcionários e 31 centros de pesquisas e desenvolvimento.
Em 2010, empresas como Philips e Semp Toshiba, também anunciaram aportes para a produção local de painéis de LCD.
Veículo: DCI