Varejo: Carrefour confirma "spinoff" de duas operações

Leia em 1min 30s

O Carrefour, a segunda maior rede de supermercados do mundo, atrás do Walmart, confirmou ontem sobre o plano de separar ("spinoff") a rede de desconto Dia do grupo, como empresa independente. Também deverá ser listada em bolsa o equivalente a 25% da unidade imobiliária do grupo.

 

A decisão terá que ser aprovada ainda na assembleia geral de acionistas em 21 de junho. As ações do Dia serão listadas na bolsa de Madri depois da separação. A direção do Carrefour, baseada em Paris, disse que essa separação permitirá ao grupo focar-se no desenvolvimento da marca Carrefour. A separação, ou "spinoff", no jargão do mercado, da divisão imobiliária vai liberar o valor das propriedades do grupo, declarou o Carrefour. Essa nova empresa será listada na bolsa de Paris.

 

A venda de 25% da Carrefour Property está avaliada em €1,8 (ou US$ 2,48) a ação para investidores enquanto o papel da nova empresa Dia valeria cerca de € 5,5. Os dados são estimativas preliminares do analista do Royal Bank of Scotland Group, Justin Scarborough.

 

"Um 'spinoff' do Dia faz muito sentido. Há um conflito em ter um hipermercado e uma [rede de] descontos competindo em entre si", disse Dave McCarthy, analista da Evolution Securities.

 

O Dia é a terceira maior rede de descontos do mundo, com sede em Madri e é gerenciado de forma independente. As vendas no ano passado somaram € 2,4 bilhões. Se a proposta do Carrefour for implementada, os seus acionistas receberão um número de ações do Dia igual ao número de papéis que detêm do Carrefour. A divisão imobiliária do grupo varejista tem € 10,4 bilhões em ativos e quase 4 milhões de m2 em propriedades.

 


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Algodão

O segmento de cama, mesa e banho registrou queda de 3,5% nas vendas em fevereiro, na comparação com janeir...

Veja mais
Limpeza doméstica: Vida de "produto-educador" encurtou

Reckitt Benckiser ensinou o brasileiro a usar alvejante sem cloro e estimulou a concorrência   A Reckitt Be...

Veja mais
Pão de Açúcar tem alta com troca de bandeira

A troca de bandeiras virou um negócio excelente no setor supermercadista, tanto que o Grupo Pão de A&ccedi...

Veja mais
Carrefour aprova divisão do grupo para valorizar ações

Se tiver autorização dos acionistas, varejista francesa vai separar a operação da rede Dia e...

Veja mais
Deca eleva produção para atender demanda em alta das classes A, B e C

A compra da Elizabeth Louças Sanitárias (em João Pessoa) há pouco menos de um mês pela...

Veja mais
Com crescimento de 19,3%, rede Drogasil lucra R$ 89 mi e abre 57 lojas

pauloCom lugar de destaque entre as principais redes farmacêuticas do País, a Drogasil anunciou os resultad...

Veja mais
Troca de bandeiras elevam vendas do Pão de Açúcar em 30%

A troca da identidade visual e o conceito de algumas lojas resultaram em aumento de até 30% nas vendas de unidade...

Veja mais
Brasil sobretaxa importação de utensílios de vidro

O governo decidiu sobretaxar as importações brasileiras de utensílios de vidro para mesa origin&aac...

Veja mais
Classe C lidera consumo de cosméticos

A nova classe média brasileira representa o maior percentual de consumidores de produtos de beleza. O aumento dos...

Veja mais