A troca da identidade visual e o conceito de algumas lojas resultaram em aumento de até 30% nas vendas de unidades do Grupo Pão de Açúcar (GPA), que mudaram de CompreBem para Extra. O acerto foi tamanho que 17 novas conversões começam hoje, com aporte de R$ 15,3 milhões na inauguração de 17 lojas em São Paulo. Com isso, são 118 lojas da rede Extra Supermercado entre São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro e Ceará. "Para 2011, o plano é melhorar a simetria entre as bandeiras e o público-alvo, por isso uma reformulação para adaptação dos hipermercados é uma das forças este ano", previu o vice-presidente do GPA, Hugo Bethlem.
Já no concorrente Carrefour, para tentar melhorar o relacionamento com a indústria, a rede deu início no País a um projeto experimental da GS1 para a comunicação com fornecedores. "Notamos esse gargalo na comunicação com a indústria, que resulta em falta de produtos, alta de preços e queda de produtividade dentro das lojas do Carrefour", afirmou Paulo Crapino, diretor da rede.
Em Paris, ontem o conselho de administração da rede aprovou planos de dividir sua cadeia de lojas Dia e 25% da sua unidade imobiliária Carrefour Property, para tentar tornar o grupo dinâmico e desbloquear capital para retorno aos acionistas.
Veículo: DCI