Fuji suculenta e nutritiva

Leia em 3min 50s

Uma das cinco maiores produtoras de maçãs do país, a Sanjo é uma cooperativa agrícola que tem a sua história de sucesso baseada na qualidade de sua produção agrícola, favorecida pela adaptação singular da variedade Fuji ao clima da serra catarinense, em São Joaquim.

 

Fundada em 1995 e formada originalmente por imigrantes de origem japonesa, oriundos da cooperativa Cotia em São Paulo, a Sanjo alcançou sucesso efetivo como especialista em maçãs Fuji, graças ao trabalho pioneiro do Prof. Kenshi Ushirozawa.

 

Ainda nos anos 70, ele trouxe para o Brasil a maçã Fuji – cujo nome remete ao imponente vulcão japonês - e encontrou na serra catarinense as condições climáticas ideais para o seu cultivo, na altitude de mais 1300 metros e na média de 700 horas de frio anual nos meses de inverno.

 

Por conta disso, a cidade hoje guarda a macieira matriz da espécie Fuji no Brasil e também um monumento ao professor Ushirozawa, que podem ser visitados na Estação Experimental da Epagri.

 

Uma das frutas mais antigas cultivadas pelo homem, estima-se que hoje existam mais de 7500 variedades de maçãs espalhadas pelo mundo. No Brasil, a variedade mais consumida ainda é a maçã Gala, mas a Fuji tem crescido no padrão de consumo, principalmente nas Regiões Sul e Sudeste. A Sanjo produz ambas as variedades em grande volume, comercializadas em todo o país nas marcas Sanjo, Dádiva, Pomerana e Hoshi.

 

As diferenças entre as maçãs Gala e Fuji são bem acentuadas: a Fuji é uma maçã mais crocante e suculenta, em seu processo de maturação ainda no pé inicia uma formação do mel – Pingo de Mel - que nada mais é do que o acúmulo de frutose. Esta característica única acontece em pequenos volumes colhidos nos meses de maio e junho, que propicia a esta variedade um sabor único. Seu sabor é mais doce e menos ácido do que a Gala, além de demorar mais tempo a ficar com uma textura “farinhenta”, o que amplia significativamente a sua durabilidade. Em relação ao cultivo, a floração das macieiras ocorre entre setembro e outubro, sendo que e a colheita da maçã Fuji começa em março e se estende até maio, enquanto a da Gala se encerra no fim do verão.

 

Os fatores climáticos ideais para uma boa safra incluem: frio constante no inverno, com acumulo de pelo menos 700 horas com temperatura abaixo de 7,2 °C; na primavera, temperaturas altas e sem chuva para uma boa polinização; e no verão, chuvas regulares com bons períodos de insolação, para garantir uma boa coloração das maçãs.

 

A safra de maçã Fuji deste ano representou 71% do volume total produzido pela Sanjo. A preferência da população pela variedade Gala é vista pela empresa como uma questão cultural: “O brasileiro em geral come pelo olho, e a maçã Gala certamente é mais vistosa”, afirma Sr. Roberto Katto, presidente.

 

Além do sabor, as maçãs da Sanjo, sejam elas Fuji ou Gala, carregam todos os amplos benefícios de saúde e nutrição associados ao consumo da fruta, como o controle do colesterol, a prevenção de alergias e irritações físicas, a formação de cálculos, a limpeza do sangue e a prevenção do câncer no aparelho digestivo.

 

Isso porque a empresa é pioneira no Brasil na obtenção do selo de Produção Integrada da Maçã (PIM), um sistema certificado pelo Inmetro, que garante a qualidade da fruta em todas as fases de produção, armazenagem e classificação – sendo a maçã a primeira fruta no Brasil a ter uma metodologia de controle dentro deste sistema.

 

Com seus 1100 hectares de maçãs cultivados dentro do sistema PIM, hoje a Sanjo consegue rastrear todo o caminho percorrido por cada fruta colhida pelos 78 integrantes de sua cooperativa e armazenadas nas câmeras frias de sua moderna unidade fabril - com benefícios que incluem a segurança alimentar, o controle biológico natural de pragas e doenças e a conseqüente preservação ambiental.

 

A Sanjo Cooperativa Agrícola de São Joaquim (SC) é uma das maiores produtoras de maçãs do Brasil. A partir de 2002, a empresa passou a investir também na produção de vinhos finos de altitude, utilizando-se dos mesmos processos de qualidade e tecnologia que integram os valores essenciais de sua fruticultura. [www.sanjo.com.br].

 

Veículo: Revista Fator Brasil


Veja também

Hellmann’s reformula sua linha de ketchups para deixá-los mais saudáveis

Com menos sal e açúcar, Ketchup Hellmann’s também passa a identificar na embalagem que cada f...

Veja mais
Etti inova e lança linha de Molhos em Cubo

Práticos e saborosos, os novos molhos trazem agilidade e saúde ao dia a dia.   Etti, marca da unid...

Veja mais
NESCAU chega em nova embalagem

Tampa abre-e-fecha traz mais praticidade e economia para os consumidores.   Pioneira em inovar no mercado de acho...

Veja mais
'Natural' é a nova arma de marketing do salgadinho

Para fazer batatinha frita, é preciso usar suco de beterraba, repolho roxo e cenoura. Pelo menos é isso qu...

Veja mais
Páscoa à prestação

As duas maiores redes de varejo alimentar do país estão incrementando as vendas de Páscoa com um pa...

Veja mais
BRF planeja investimento e vê custos mais altos

Ao mesmo tempo em que espera uma definição do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) sob...

Veja mais
BRF vai focar na expansão da unidade de lácteos

Segundo o presidente da empresa, esforço de crescimento prevê novas aquisições nessa á...

Veja mais
Lácteos serão foco da BRF, afirma presidente

O presidente da BRF Brasil Foods, José Antonio Fay, afirmou ontem que a empresa está centrando esfor&ccedi...

Veja mais
Estoque alto e consumo baixo derrubam preço do arroz em SC

A saca de arroz alcançou em fevereiro o menor preço dos últimos 11 anos em Santa Catarina, atingind...

Veja mais