'Natural' é a nova arma de marketing do salgadinho

Leia em 2min 40s

Para fazer batatinha frita, é preciso usar suco de beterraba, repolho roxo e cenoura. Pelo menos é isso que a Frito-Lay concluiu como parte de sua grande investida para usar ingredientes naturais em suas batatinhas. Os vegetais substituem ingredientes como o FD&C vermelho 40, um corante artificial.

 

"Se o ingrediente não está na despensa do cliente, dá para tirá-lo da etiqueta?", indaga Tim Fink, diretor da equipe de tempero da Frito-Lay.

 

A Frito-Lay, dona da Elma Chips e maior vendedora de salgadinhos dos Estados Unidos, está embarcando num plano audacioso. Até o fim do ano, pretende fazer com que metade dos salgadinhos que vende nos EUA seja fabricada apenas com ingredientes naturais. Muitos já estão nos supermercados.

 

A divisão da PepsiCo Inc. está respondendo a correntes conflitantes no mercado: muitos consumidores dizem querer perder peso e comer melhor - mas não está claro se os salgadinhos saudáveis vendem tanto quanto "junk food".

 

Ainda assim, a Frito-Lay está dizendo adeus ao glutamato monossódico e a mais de 30 outros ingredientes artificiais em mais de 60 variedades de salgadinhos. A batatinha Lay's com sabor, as tortilhas Tostitos, os SunChips multigrãos e os pretzels Rold Gold estão todos mudando.

 

Claro que a empresa está ciente dos consumidores que podem associar "salgadinho saudável" com "sabor de papelão". Embora os pesquisadores de mercado acreditem que "100% natural" seja um ímã para os consumidores, a empresa adotou uma estratégia mais discreta para outra iniciativa: ela não está anunciando uma redução de 25% no sódio em muitos de seus salgadinhos. As diretrizes alimentares divulgadas este ano pelo governo dos EUA propõem que os americanos reduzam o sal e que os governos federal e estaduais pressionem as fabricantes de alimentos a reduzir o sódio em seus produtos.

 

Fabricar salgadinhos com ingredientes naturais não os torna necessariamente saudáveis, advertem nutricionistas e críticos do setor. Isso inclui batatinhas, que contêm muita gordura e sal.

 

"Alimentos com menos açúcar, gordura e sal, isso é que é importante", diz David Kessler, um ex-comissário da Administração de Alimentos e Remédios (FDA), a agência de vigilância sanitária do governo americano, e crítico do setor. "Todo o resto é marketing." O conteúdo de gordura e açúcar das novas batatinhas Frito-Lay não mudou muito.

 

Os salgadinhos naturais estão deixando de ser nicho nos EUA, onde mais pessoas se preocupam com os produtos artificiais. Produtos 100% naturais representam apenas um quinto das vendas anuais de salgadinhos nos EUA, que somam US$ 15 bilhões. A categoria inclui batatinhas, castanhas e biscoitos. Mas as vendas cresceram uma média de 14% nos últimos dois anos, em comparação com 4% para o segmento todo, segundo dados do setor.

 

A Kraft Foods Inc. promove seus biscoitos Triscuit como feitos com apenas três ingredientes "simples" - trigo, óleo e sal - e diz aos consumidores que é "uma verdadeira fã de comida verdadeira" em sua embalagem. A Utz Quality Foods Inc. vende uma linha de batatinhas em que a palavra "NATURAL" domina a embalagem, eclipsando a marca.

 


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Páscoa à prestação

As duas maiores redes de varejo alimentar do país estão incrementando as vendas de Páscoa com um pa...

Veja mais
BRF planeja investimento e vê custos mais altos

Ao mesmo tempo em que espera uma definição do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) sob...

Veja mais
BRF vai focar na expansão da unidade de lácteos

Segundo o presidente da empresa, esforço de crescimento prevê novas aquisições nessa á...

Veja mais
Lácteos serão foco da BRF, afirma presidente

O presidente da BRF Brasil Foods, José Antonio Fay, afirmou ontem que a empresa está centrando esfor&ccedi...

Veja mais
Estoque alto e consumo baixo derrubam preço do arroz em SC

A saca de arroz alcançou em fevereiro o menor preço dos últimos 11 anos em Santa Catarina, atingind...

Veja mais
As redes de moda cariocas avançam nas vitrines paulistas

A moda carioca se destaca nas vitrines paulistas, até no bairro Bom Retiro, famoso pelas confecções...

Veja mais
Caro, ovo de Páscoa é vendido em 10 vezes

Este ano os ovos de páscoa chegaram às gôndolas, em média 5,5% mais caros que no ano passado....

Veja mais
Eletrodomésticos: Novo ICMS afeta faturamento da indústria em março

Fabricantes de eletrodomésticos estão preocupados com os efeitos colaterais gerados pela reduç&atil...

Veja mais
Fusões no varejo

A Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae) do Ministério da Fazenda recomendou ao Conselho Administrat...

Veja mais