Embalagem de papelcartão: resistente, versátil, simples ou sofisticada

Leia em 2min 30s

O GE-EMBA, grupo de empresários do ramo de produção de embalagens em papelcartão da Abigraf de São Paulo une seus esforços aos da Bracelpa, associação dos fabricantes de celulose e papel, para valorizar, distinguir e estimular a opção por embalagens neste material.

 

Dentro da mais recente e universalmente bem avaliada tendência verificada entre os consumidores mais críticos, conscientes de seu papel como agentes decisivos da preservação do meio ambiente – estejam ou não em países mais desenvolvidos – os produtos pelos quais eles optam necessitam, cada vez mais, comprovar diversos diferenciais de transparência, ética e respeito ao meio ambiente.

 

Na esteira desta postura, um grupo de empresários do ramo gráfico, produtores de embalagens em papelcartão, o GE-EMBA, juntou-se a profissionais de empresas associadas à Bracelpa, associação das empresas fabricantes de celulose e papel, e lançou o “Programa de Valorização da Embalagem de Papelcartão”. O objetivo do trabalho é valorizar, distinguir e estimular o uso do papelcartão como a melhor opção de embalagem para o meio ambiente e para os negócios.

 

Várias mensagens sobre o papelcartão serão transmitidas ao público em geral, dentre as quais estão que obtém uma das mais altas taxas de recuperação, o fato de ser um material 100% reciclável (pode, até mesmo, ser produzido totalmente a partir de fibras recicladas) e, mais importante ainda, o fato de ser produzido totalmente a partir de florestas plantadas, certificadas e corretamente manejadas. Se atentarmos para a recém-sancionada Política Nacional de Resíduos Sólidos, o setor tem um ótimo cenário para expor suas boas práticas e capacidade de atendimento das exigências da legislação.

 

Uma importante opção para embalagem de produtos alimentícios, farmacêuticos, cosméticos, higiene pessoal e limpeza, o papelcartão permite impressões e acabamentos sofisticados, como vernizes e relevos e tem selos de certificação dados por órgãos de reconhecimento internacional, dentre eles o FSC – Forest Stewardship Council, e o Cerflor, do Inmetro.

 

Os volumes de vendas no mercado doméstico, no período janeiro a julho de 2010, mostram expressivo crescimento, alcançando 29% mais do que a quantidade obtida em 2008.

 

O papelcartão - O papelcartão é um produto resistente, versátil e de fácil transporte, pode receber impressão e acabamento sofisticados. Tem uso bastante difundido nas indústrias alimentícia, farmacêutica, de cosméticos, higiene pessoal e limpeza.

 

O papelcartão tem uma das maiores taxas de recuperação (o Brasil recicla 3,8 milhões de toneladas por ano e tem tradição nesta área), é 100% reciclável e pode, também, ser totalmente produzido a partir de fibras recicladas. Isto ganha maior relevância no contexto da PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos.

 

A matéria-prima provém de florestas plantadas, certificadas e bem manejadas, que também são recursos renováveis, contribuindo expressivamente na redução dos efeitos do aquecimento global.

 


Veículo: Revista Fator Brasil


Veja também

Brasil vai monitorar o alimento vindo do Japão

Nota oficial deve ser divulgada pelos órgãos responsáveis em alguns dias   A medida já...

Veja mais
Beleza em Conta Gotas

Mais conhecidas pelo uso em medicamentos, as embalagens em conta-gotas estão ganhando novo espaço nas prat...

Veja mais
NBS cria Dorinha, personagem do Azeite Andorinha,namorada do Louro José

A partir de 30 de março, a Andorinha Dorinha irá ao ‘Mais Você’ para conquistar o cora&c...

Veja mais
Hellmann’s reformula sua linha de ketchups para deixá-los mais saudáveis

Com menos sal e açúcar, Ketchup Hellmann’s também passa a identificar na embalagem que cada f...

Veja mais
Etti inova e lança linha de Molhos em Cubo

Práticos e saborosos, os novos molhos trazem agilidade e saúde ao dia a dia.   Etti, marca da unid...

Veja mais
NESCAU chega em nova embalagem

Tampa abre-e-fecha traz mais praticidade e economia para os consumidores.   Pioneira em inovar no mercado de acho...

Veja mais
Fuji suculenta e nutritiva

Uma das cinco maiores produtoras de maçãs do país, a Sanjo é uma cooperativa agrícola...

Veja mais
'Natural' é a nova arma de marketing do salgadinho

Para fazer batatinha frita, é preciso usar suco de beterraba, repolho roxo e cenoura. Pelo menos é isso qu...

Veja mais
Páscoa à prestação

As duas maiores redes de varejo alimentar do país estão incrementando as vendas de Páscoa com um pa...

Veja mais