Citricultura paulista busca tecnologias para elevar ganhos

Leia em 2min 50s

A citricultura de SP respondeu por 78% da produção brasileira de laranjas em 2010. A produtividade média foi de 24 toneladas por hectare, ante 20 toneladas há 15 anos

 

Na semana que passou, o Instituto Agronômico de Campinas organizou o 1º Simpósio Internacional de Irrigação e Fertirrigação na Citricultura.


O evento reuniu boa parte dos maiores especialistas do mundo no assunto, que traçaram um panorama das principais tecnologias que vêm sendo usadas pelo setor.


O tom das apresentações deixou clara a crescente tendência da busca pelas tecnologias que levem à produtividade máxima na produção de laranjas.


A principal vitrine dessas tecnologias é justamente a citricultura paulista, responsável por 78% da produção brasileira de laranjas em 2010. No ano passado, a atividade alcançou produtividade média de 24 toneladas de laranjas por hectare, com crescimento de 21% ante a média de 20 toneladas, há 15 anos.


Dentre as inovações tecnológicas responsáveis por tal evolução, destaca-se a difusão de tecnologia adaptada. A categoria abrange desde o aprimoramento de variedades adaptadas às diferentes regiões, passando por melhorias na tecnologia de produção de mudas e, por fim, culminando no aumento da área irrigada.


Estima-se que cerca de 18% da citricultura paulista esteja sendo irrigada. Há pouco mais de uma década, o índice não passava de 4%.


A cultura cítrica responde muito bem à adoção da irrigação.


O sucesso dessa técnica é muito maior na parte norte do cinturão citrícola -noroeste e norte de São Paulo e Triângulo Mineiro-, onde o clima é tipicamente mais quente e seco.


Nessas localidades, a aplicação de água suplementar pode trazer incrementos superiores a 20% em relação aos verificados em áreas de sequeiro.


Já em regiões mais ao sul de São Paulo, onde a distribuição de chuvas é mais equilibrada ao longo do ano, a eficácia da irrigação é menor.


Outra tecnologia que deve ter importância crescente na citricultura paulista é a agricultura de precisão, técnica que permite identificar necessidades nutricionais específicas em diferentes áreas da propriedade.
Inicialmente voltada para culturas anuais, como soja, milho e algodão, a agricultura de precisão vem ganhando espaço em culturas permanentes, como café e citrus.


Entre as principais vantagens perante o tradicional sistema de amostragem de solo, destaca-se a possibilidade de correção cirúrgica das deficiências minerais encontradas nas plantas, podendo assim ajustar a nutrição das plantas com ganhos de produtividade e racionalização de custos.


A eficácia de todas essas ferramentas também deve ser analisada do ponto de vista ambiental. Nesse caso, o estudo da irrigação, que utiliza um bem tão nobre como a água, deve ser feito de maneira cautelosa.


O ponto positivo é que o Brasil dispõe de normas legais para implementar o uso racional dos recursos hídricos, como as outorgas fornecidas pelos órgãos ambientais estaduais e federais para fazer uso desse insumo natural.


A agricultura de precisão vai na direção da sustentabilidade, já que preconiza a otimização e a racionalização do uso dos insumos, sejam fertilizantes ou defensivos agrícolas.


No momento em que a citricultura vê seus custos aumentados para garantir o controle de pragas e doenças, o produtor deve buscar manter-se rentável.


Atenção a tecnologias que promovam o aumento de produtividade e a otimização de custos são primordiais para conseguir esse intento.

 



Veículo: Folha de São Paulo


Veja também

Casas Bahia na Rocinha

Varejista vai comprar centro comercial na maior favela do Rio e deve iniciar operação até dezembro ...

Veja mais
Preço baixo do arroz preocupa produtores

Produto está sendo vendido abaixo do mínimo de garantia, de R$ 25,80. Negócios estão sendo f...

Veja mais
Citricultores combatem fusão entre Citrosuco e Citrovita

Produtores de suco de laranja estão em fase final de elaboração de um documento a ser enviado ao Co...

Veja mais
Marcas aumentam sua verba para mídias sociais

Os investimentos em mídia social devem experimentar um salto expressivo este ano. Estudo realizado mundialmente p...

Veja mais
J&J fatura mais 3,5%, mas lucro cai de novo

As vendas da Johnson & Johnson, fabricante de produtos de higiene pessoal, medicamentos e equipamentos médico...

Veja mais
Concentração na indústria de café ficará ainda maior

A indústria de café no Brasil nunca esteve tão concentrada. As dez maiores empresas do segmento, qu...

Veja mais
Atividade natural

A Weleda, marca suíça de produtos naturais, vai lançar mais cosméticos no Brasil. No final d...

Veja mais
Que beleza!

O Brasil já é um dos países que mais gastam com produtos de higiene pessoal, perfumaria, cosm&eacut...

Veja mais
Piquenique natureba

A rede carioca de produtos naturais Mundo Verde muda estratégia, planeja aquisições de fornecedores...

Veja mais