Gtex compra Scarlat e avalia mais aquisições

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Limpeza: Com a marca Baby Soft, companhia do fundo inglês Actis se torna a maior fabricante de amaciantes

 

A Gtex, empresa de produtos de higiene e limpeza controlada pelo fundo de "private equity" Actis, adquiriu o controle da Scarlat, uma das mais tradicionais companhias brasileiras de produtos para casa. A operação envolveu a assunção de dívida de R$ 40 milhões, além de uma troca de ações. Os controladores da Scarlat passaram a deter 6% da Gtex. Com o negócio, a Gtex passa a ter um faturamento anual de R$ 500 milhões, tornando-se líder na produção de amaciante para roupas no país, com 58% de participação - incluindo nessa conta a produção para terceiros.

 

Com fábrica em Suzano (SP), a Scarlat foi criada pelo empresário Alberto Escarlate em 1966 e soma mais de 70 itens no portfólio. A Baby Soft, de amaciantes e sabonetes, é a principal marca da empresa e a sua aquisição foi o que motivou a Gtex a avançar nas negociações. O faturamento da Scarlat em 2010 foi de R$ 165 milhões, um crescimento de cerca de 14% sobre o ano anterior. No fim do ano passado, a empresa planejava se expandir 15% em 2011, acima da média de 10% a 11% estimada pelo mercado.

 

Dona das linhas de produtos Urca, Amazon H2O e UFA, a Gtex vai iniciar uma reorganização das marcas. A ideia é dividir os negócios da empresa dentro de diferentes segmentos de atuação para evitar canibalização e criando produtos de abrangência nacional.

 

Enquanto os amaciantes Urca focarão o segmento de produtos com preço mais combativo, a Amazon continuará a explorar a categoria de produtos ecológicos e a Baby Soft será uma linha de maior valor agregado para públicos mais abastados. Ao mesmo tempo, marcas regionais e com vendas elevadas serão preservadas, como a Rio, presente no mercado carioca, segundo Maurício Giamellaro (ex-Unilever e ex-Recckitt), presidente da Gtex desde novembro, data da entrada da Actis na empresa.

 

Além disso, a empresa ainda continua a analisar novos ativos. "Não descartamos nada que faça parte da cesta de limpeza doméstica", diz Chu Kong, sócio da Actis. A meta é alcançar, com o crescimento orgânico e com as aquisições, uma companhia com vendas de R$ 1 bilhão nos próximos cinco anos.

 

Com essa aquisição, a Gtex se torna a indústria que mais produz amaciantes no Brasil, tanto para suas marcas como para terceiros. Sua produção passará a 24 milhões de litros ao mês (288 mil toneladas anuais), equivalente a 58% da produção total estimada para o segmento em 2010. Esse mercado vendeu 475,8 mil toneladas em 2009, segundo a Abipla, associação do setor, e cresceu 3% em volume no ano passado, pelas estimativas da indústria.

 

Em faturamento, porém, a situação é diferente. Segundo dados da Nielsen, obtidos pelo Valor, os amaciantes Baby Soft chegaram a ocupar, durante dois bimestres de 2010, a terceira colocação entre os itens mais vendidos em mercados como o interior de São Paulo e Rio de Janeiro e Minas Gerais. Mas a liderança nacional é ocupada pela Unilever, e suas marcas Comfort e Fofo, com 25% da receita do setor.

 

Extremamente pulverizado, o mercado de produtos de limpeza tem algumas dezenas de marcas regionais, mas poucas têm penetração alta nas principais praças do país. Além disso, há informações no setor da existência de companhias com uma série de dificuldades financeiras e renegociando débitos fiscais com os Estados.

 

A Scarlat estaria enfrentando um processo de reestruturação de dívidas nos últimos anos, apurou o Valor, o que teria aberto espaço para a aproximação de potenciais compradores. Com a própria gestora de fundos de "private equity" Actis, a Scarlat já mantinha negociações há dois anos. Agora, com a aquisição, a família Escarlate ocupará a diretoria de expansão e reestruturação da Gtex, com Carlos Escarlate.

 

A Scarlat fabrica também itens de marca própria dos supermercados Carrefour, Walmart e Makro. Além da Baby Soft, ela é dona do desinfetante Scarlim, do sabão Dipol e do lustra-móveis Polimax.

 

Veículo: Valor Econômico

 

 


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