JBS tem nova estratégia para ser líder global em alimentos

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Com a aspiração de se tornar a maior empresa de alimentos do mundo, a brasileira JBS afirmou que após as recentes aquisições o foco do grupo será voltado ao mercado varejista do País. Para isso a empresa espera em cinco anos quadruplicar a base de clientes ativos, e dobrar o número de clientes exclusivos. Para isso, aposta na industrialização de seus produtos, agregando valor.

 

Com mais de 60 anos de atuação no setor de alimentos, sendo considerada a maior empresa em processamento de proteína animal do mundo, a JBS criou um planejamento para focar o varejo brasileiro nos próximos anos, destacando as marcas Swift e Friboi. "A JBS estará focada no varejo brasileiro. Temos toda uma estratégia que foi criada e aprovada, para que possamos concentrar os esforços de marketing nas nossas marcas, Swift e Friboi. A Swift já é uma marca consagrada na companhia, produzida e comercializada em mais de 100 países. E a Friboi é uma marca de tradição e confiança, e já possui 58 anos de Brasil. Tudo isso para mostrar para o varejista que queremos ser o grande parceiro deles em alimentos, e estaremos focados nos próximos 5 anos nisso", disse o diretor de Marketing para a divisão de carnes, Marcio Gonzalez.

 

O diretor pontuou cinco aspectos básicos nesse plano de crescimento. O primeiro é concentrar o Ebitda (Lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) do setor de carnes da companhia sob as linhas da Swift e da Friboi. O segundo ponto é em relação a pesquisas de campo que a empresa está realizando desde o ano passado junto aos consumidores para avaliar quantitativa e qualitativamente as duas marcas. "Nós teremos uma grande vantagem em relação às duas empresas líderes, pois o Ebitda delas está dividido entre muitas marcas, e nós só iremos trabalhar Swift e Friboi. No segundo ponto nós estamos fazendo uma pesquisa em 12 capitais brasileiras, para ouvir os consumidores, sobre as marcas Swift e Friboi e também entender o caminho diferenciado que daremos às duas marcas, em termos de comunicação, nós começamos no ano passado e devemos terminar a pesquisa este ano."

 

Um terceiro aspecto é em relação ao número de clientes ativos. Atualmente o grupo brasileiro possui mais de 300 mil clientes cadastrados em sua base, o plano é quadruplicar o número de ativos durante o período mencionado. Além disso, a JBS que já possui uma vasta gama de clientes na área de carnes in natura, pretende também ampliar a positivação para produtos industrializados, que possuem mais valor agregado. "O terceiro pilar é um trabalho muito forte para quadruplicar a base de clientes ativos. Temos uma positivação de clientes muito vasta na carne in natura, e queremos fazer o mesmo com outros produtos de alto valor agregado que contribuam para o giro e rentabilidade do supermercadista brasileiro. Por fim ao juntarmos todos estes pontos criaremos um plano de comunicação nacional", frisou González.

 

Já o setor de lácteos da empresa, representada pela Vigor, espera aumentar o portfólio de produtos não derivados de leite, para transformar a companhia láctea em uma empresa de alimentos em geral. Neste ano a Vigor lançará 7 novos produtos.

 

Exclusivos

 

Atualmente a JBS já possui parceria de exclusividade com 55 estabelecimentos do Brasil. Para estes açougues são oferecidos treinamentos aos profissionais sobre cortes diferenciados, tratamento e cuidados com as carnes, além de toda a linha de produtos relacionados à proteína animal da empresa. Além disso, o varejista ainda recebe todo o apoio no controle de estoque e rentabilidade. González contou que hoje o setor de carnes responde por até 15% do faturamento de um supermercado, e que entre os planos de expansão está a ampliação de açougues exclusivos de produtos JBS. "Hoje temos 55 clientes do varejo, entre eles a Futurama, Copercica, e o Nordestão. Nestes locais nós garantimos o volume e a rentabilidade. O setor de açougue responde por até 15% da receita dos supermercadistas, clientes como o Nordestão, e Copercica 100% da carne deles é da JBS e estão muitos satisfeitos. As metas de crescimento são bem agressivas. Estamos propondo dobrar o número de estabelecimentos exclusivos este ano", garantiu ele.

 

Por fim o diretor da divisão de carnes salientou que a liderança do setor de alimentos é um dos objetivos naturais de uma empresa como a JBS. "A JBS pretende ser a líder global em alimentos. Esse é um caminho natural, já somos a terceira maior em faturamento, atrás da Nestlé que faturou aproximadamente US$ 100 bilhões, e a Kraft Foods, com US$ 42 bilhões. Nós fechamos o último ano com algo em torno de US$ 35 bilhões. Estamos revendo metas especificas para o crescimento em industrializados", finalizou González.

 

Veículo: DCI


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