Quantidade de comida esbanjada equivale a mais da metade da colheita de grãos do mundo
Pelo menos umterço dos alimentos produzidos por ano no mundo é desperdiçado, de acordo com um estudo elaborado pelo instituto sueco SIK, entre agosto de 2010 e janeiro deste ano. A pesquisa, divulgada pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), demonstra que 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são dissipados por ano. A quantidade equivale a mais dametade de toda a colheita de grãos no mundo.
O desperdício ocorre de forma diferenciada nos países ricos e nos em desenvolvimento e pobres. Nos ricos, parte dos alimentos vai para o lixo antes do vencimento da data de validade, enquanto nos pobres ou emergentes o desperdício ocorre na fase de produção.
Desperdício
Na Europa e América do Norte, cada pessoa joga no lixo entre 95 e 115 quilos de alimentos por ano, enquanto na África Subsaariana, a média fica entre 6 e 11 quilos.
A quantidade total anual de 222 milhões de toneladas de comida desperdiçada nos países industrializados apenas pelos consumidores é quase equivalente ao volume de 230 milhões de toneladas de alimentos produzidos na África Subsaariana.
Os países emergentes ou pobres e os ricos esbanjam aproximadamente a mesma quantidade anual de alimentos, uma média de 650 milhões de toneladas.
Na América Latina, o maior índice de desperdício se dá na pós-colheita (armazenamento e embalagem) de frutas e vegetais, pois mais de 40% da produção é perdida durante este processo.
O relatório recomenda medidas de melhoria na logística no trato com o processo depois da colheita afim de de evitar o desperdício e prejuízo dos agricultores. Para os países ricos, a recomendação é de mudança no hábito de consumo dos cidadãos, que acabam comprando mais do que necessitam.
Consequências
O relatório destaca o impacto negativo do desperdício no meio ambiente. “Isso invariavelmente significa que grande parte dos recursos empregados na produção de alimentos é usada em vão, e que os gases que provocam o efeito estufa causados pela produção de alimentos que são perdidos ou desperdiçados também são
emissões emvão”.
Repercussão
Os dados do relatório Perdas Alimentares Globais e Desperdício Alimentar serão discutidos em um congresso internacional promovido pela FAO em Dusseldorf, na Alemanha, na próxima semana, chamado Save Food! Com agências
Veículo: Brasil Econômico