Empresas já se preparam para o Natal

Leia em 2min 40s

Nem bem passou o Dia das Mães e a indústria natalina se movimenta para atender aos pedidos dos varejistas para o fim do ano. Empresas do Grande ABC que produzem itens de decoração como a mauaense Cromus e a andreense Buquê alertam que os produtos vão estar até 20% mais caros neste ano devido à matéria-prima e mão de obra mais caras.

 

O diretor comercial da Cromus, Fernando Hachul, justifica que os fornecedores chineses são os pivôs dos reajustes. "A escassez de trabalhadores eleva os custos da produção. A negociação com as empresas está difícil. Nos preocupamos, inclusive, com o prazo de entrega, pois muitos fabricantes atrasaram os pedidos em 2010."

 

A alta média de 20% no preço do plástico, componente importante desses produtos, também pressiona os valores dos itens de decoração natalina, tanto que os artigos da Cromus ficarão 10% mais caros para este Natal. Para faturar mais a mauaense incrementou a linha de produtos, apresentada no fim de abril aos lojistas.

 

Na Buquê, a previsão da diretora Tereza Dib é de que os itens fabricados pela empresa estarão 20% mais caros. O reajuste é atribuído ao aumento no quadro de funcionários terceirizados no segundo semestre. O quadro atual de 11 vendedores será ampliado em 90% para alavancar as vendas da companhia andreense.

 

PAULISTANAS - A fabricante de árvores de Natal Festoarte, de São Paulo, também atribui ao plástico e aos funcionários o aumento de 15% nos preços dos seus produtos. "A alta carga tributária e os encargos trabalhistas são os desafios de produzir no Brasil e tentar manter a competitividade frente aos chineses", diz o assistente administrativo Marlon Cardoso.

 

Focada na produção de velas decorativas, a Dettaglio Originale reajustará os preços em 12%. O sócio Helder Moraes aponta que a elevação do valor da parafina nacional pressiona sua margem de lucro. Ele planeja vendas 40% maiores.

 

Todas as novidades do setor serão apresentadas em eventos temáticos como a Natal Show, que acontecerá entre 18 e 21 de junho, e a Christmas Fair, que termina hoje. As feiras respondem pela fatia de 30% na receita anual dessas empresas. Em 2010, a Natal Show recebeu 14,5 mil visitantes no Expo Center Norte.

 

CONTRAMÃO - Enquanto as fabricantes falam em aumento, o discurso dos importadores é diferente. O sócio da Atlântico Importação e Exportação, Alexandre Serebrenik, afirma que os preços serão mantidos. "Mesmo com os custos de produção maiores no Exterior, a desvalorização do dólar colabora para manter valores competitivos." O mesmo argumento é usado pelo diretor da Styroform, Edson Atui: "apenas em 2012 os preços serão reajustados, devido à alta do petróleo".

 

EVENTO - Pode parecer cedo para pensar em Natal, mas evento da Cromus para fornecedores realizado há duas semanas estava concorrido. O clima era de pressa entre os compradores, pois o estoque diminuía a cada minuto. Proprietária de uma loja de chocolates, Peca Toenjes gastou R$ 100 mil em enfeites para decorar seu estabelecimento no Rio de Janeiro.

 


Veículo: Diário do Grande ABC


Veja também

Cera Ingleza pega carona no apetite da classe C

Os negócios da Cera Ingleza Indústria e Comércio Ltda, fabricante de produtos de limpeza com planta...

Veja mais
Café ganha valor

Consumo mundial em alta e estoques em baixa levaram à valorização da saca do grão, que hoje ...

Veja mais
Pesquisadores desenvolvem abacaxi com casca comestível

Descascar abacaxis pode deixar de ser uma tarefa espinhosa se tudo der certo com mais duas tentativas de facilitar a vid...

Veja mais
Hypermarcas põe Etti e Assolan à venda

A Hypermarcas negocia a venda do negócio de molhos e conservas da marca Etti e do negócio de produtos de l...

Veja mais
Latina testa revenda exclusiva da marca

Eletroportáteis - Loja vai funcionar como show-room do canal porta a porta, oferecendo purificadores de &aac...

Veja mais
Preços da fibra curta devem ficar estáveis

Ao contrário do que tradicionalmente ocorre, os preços da celulose de fibra curta nas próximas sema...

Veja mais
Consumidores já pagam menos por combustível

Os postos de combustíveis da BR Petrobrás e Ipiranga iniciaram ontem o repasse da redução de...

Veja mais
Lucro do Pão de Açúcar cai 35% no 1º trimestre

Rede varejista registrou um lucro líquido consolidado, que inclui as vendas da Casas Bahia e do Ponto Frio, de R$...

Veja mais
Leite acumula alta e litro passa de R$ 2

No início do mês de abril o litro do leite em Sorocaba custava, em média R$ 1,97, valor que saltou p...

Veja mais