Cera Ingleza pega carona no apetite da classe C

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Os negócios da Cera Ingleza Indústria e Comércio Ltda, fabricante de produtos de limpeza com planta em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), devem continuar aquecidos em 2011. Após registrar expansão de 15% no faturamento de 2010 na comparação com o resultado de 2009, a empresa estima para este ano crescimento de 25% sobre 2010. O montante não foi revelado.

 

O que está impulsionando a receita da Ingleza, segundo o gerente de Marketing da empresa, Roberto Soares, é a maior penetração da linha de produtos nos lares brasileiros, resultado do aumento do poder de compra das classes C e D.

 

A Ingleza, que foi fundada há 51 anos no bairro São Francisco, na região da Pampulha, transferiu as operações para Santa Luzia há 5 anos, a fim de expandir a linha de produção, já que a área e o bairro em que ela estava não permitiam. Hoje, a Ingleza ocupa área de 262 mil metros quadrados, sendo 30 mil metros quadrados de área construída. No espaço é mantida uma reserva florestal correspondente a 20% de toda a área de seu parque industrial atual.

 

A Ingleza produz 700 mil unidades de vendas (caixas) por mês, o equivalente a 10 milhões de frascos, "mas esse ainda não é o limite da capacidade do parque fabril". Mesmo assim, disse ele, a empresa já está investindo no aumento da linha de produção e da área logística, com a ampliação dos espaços e a compra de equipamentos. O valor do aporte não foi revelado. Também estão acontecendo investimentos em lançamentos de produtos e a reformulação dos já existentes. "A empresa coloca no mercado uma média de dois produtos novos ou reformulados por mês."

 

No portfólio da Ingleza estão produtos para tratamento de pisos, móveis, calçados e roupas, limpadores, desinfetantes e velas para uso doméstico, entre outros. A empresa também possui a linha automotiva e a profissional. A primeira inclui ceras e detergentes próprios para carros e a segunda uma linha completa de produtos para higienização de cozinhas profissionais, além de limpa vidros e pisos, entre outros.

 

Lançamentos de produtos também fazem parte da estratégia da Cera Ingleza para crescer em 2011

 

Consumo - Para o gerente de marketing, cresceu a presença dos produtos da Ingleza nos lares brasileiros, fator ocasionado pelo aumento no poder de compra das classes C e D. "Está acontecendo uma mudança no comportamento de consumo, fato que está movimentando a categoria que a Ingleza trabalha, de produtos de limpeza."

 

Em 2010, foi registrado incremento de 15% no faturamento da empresa com relação a 2009 e, para este ano, é esperado crescimento de 25% na comparação com 2010.

 

O departamento comercial da empresa vende diretamente para as grandes redes de supermercado, como os grupos DMA, Pão de Açúcar, Carrefour, Bretas, entre outros, e para grandes distribuidoras que repassam para pequenos e médios comerciantes. A linha profissional é comercializada diretamente para grandes limpadoras. Soares informou que a Ingleza já tem presença forte nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do país e que está trabalhando para fortalecer a marca em outras regiões.

 

Para alcançar esse objetivo a empresa tem investido em comunicação, com patrocínio de programas de televisão transmitidos em rede nacional e anúncios em revista que circulam por todo o território brasileiro. O valor do aporte não foi revelado. Os lançamentos de produtos também fazem parte da estratégia da empresa para crescer.

 

Informalidade - Mesmo apresentando crescimento acima de dois dígitos, a Ingleza enfrenta alguns desafios no mercado. Um deles é a concorrência com empresas informais. Soares afirmou que esses fabricantes utilizam produtos baratos e ilegais na composição das fórmulas e ainda sonegam impostos, o que faz com que eles pratiquem preços abaixo da realidade de mercado.

 

A variação do preço das principais matérias-primas utilizadas pela empresa também pode ser um elemento dificultador dos negócios. Soares informou que alguns itens, como as ceras, silicones e os tensoativos sofreram variação de até 15% no preço praticado hoje com relação àquele que foi registrado em 2010. "Para driblar esse fator procuramos negociar com os fornecedores e fazer parcerias, mas em alguns casos não conseguimos absorver a variação e repassamos isso ao consumidor."

 

Preocupada com questões ligadas ao meio ambiente, a Ingleza possui linhas de produtos totalmente sustentáveis como é o caso da linha Amo o Verde Ingleza. Mas entre esses produtos um tem merecido destaque, principalmente no cenário belo-horizontino. A linha Ultraflexx de sacos de lixo foi desenvolvida com 84% de plástico reciclado das sobras de embalagem dos demais produtos da empresa. Somente nos últimos dois meses, essa linha de sacos de lixo registrou aumento de 80% nas vendas na capital mineira.

 

Soares atribuiu a alta nas vendas à proibição do uso de sacolas plásticas no comércio de Belo Horizonte. O que tem feito com que esse item, muito utilizado para substituir os sacos de lixo, suma das casas dos belo-horizontinos e eles passem a consumir o produto.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


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