Com a compra da pequena Ecologie, a Bombril, conhecida por sua palha de aço e pelos produtos de higiene e limpeza, entra no mercado de cosméticos
A Bombril é uma potência do setor de higiene e limpeza no País. Em 2010, sua receita somou R$ 1,2 bilhão, tendo como carro-chefe a palha de aço que dá nome à companhia e outros 405 itens. Desde segunda-feira 9, no entanto, o futuro dessa gigante está atrelado à pequenina Ecologie Cosméticos, com faturamento de R$ 20 milhões no ano passado.
Explica-se: apesar de possuir um porte modesto, a Ecologie abre as portas da Bombril para o multibilionário segmento de cosméticos, que movimentou R$ 27,3 bilhões em 2010, de acordo com a Abihpec, entidade que representa as empresas do setor. A aquisição de 75% do capital da Ecologie, por R$ 15 milhões, será o embrião da Bril Cosméticos, holding que a família do empresário Ronaldo Sampaio Ferreira, controladora da Bombril, está estruturando para atuar nesse nicho. “Nossa expectativa é fechar 2012 com receita de R$ 50 milhões nessa divisão”, disse à DINHEIRO Marcos Scaldelai, diretor de marketing da Bombril.
Afinal, o que a Bombril viu na Ecologie? O principal atrativo da empresa é seu portfólio de 120 produtos de cuidado pessoal, comercializados em três mil pontos de venda. Eles são produzidos com matéria-prima de origem certificada, a exemplo do que fazem marcas consagradas como a britânica The Body Shop e a brasileira Natura. Isso, evidentemente, tem um preço.
“Nossos cosméticos custam para os consumidores até 30% acima do cobrado pelas marcas populares e até três vezes mais, no caso das linhas destinadas aos profissionais de salão de beleza”, diz Neusa Armstrong, diretora da Harty Cosmé-ticos, que era a dona da marca Ecologie. “Como a margem de lucro e a taxa de crescimento nesse setor são maiores, a tendência é que mais empresas sigam os passos da Bombril”, afirma o consultor Marcelo Pinheiro, sócio da Directbiz Consultants.
Além de desembarcar nas gôndolas das drogarias, a Bombril também poderá ampliar a cesta de produtos ofertada às redes de supermercados, nas quais a Ecologie não está presente. Até o final do ano, a divisão Bril Cosméticos contará com mais duas linhas, que estão sendo desenvolvidas internamente. Para isso, estão sendo gastos cerca de R$ 5 milhões. No total, a Bombril deve investir R$ 70 milhões em 2010.
Veículo: Revista Isto É Dinheiro