Diversos segmentos da indústria mineira já estão se mobilizando para atender à expansão do consumo proporcionada pelo Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho. E a expectativa é positiva, principalmente entre aqueles que trabalham com produtos tradicionalmente relacionados à data. Com previsão de elevar as vendas em até 15% na comparação com 2010, as empresas aumentaram a produção e investiram no lançamento de coleções específicas e em campanhas de marketing para atrair a atenção dos consumidores.
Uma delas é a joalheria Manoel Bernardes, que desde fevereiro trabalha uma linha especial para o Dia dos Namorados, que deve chegar aos pontos de venda nos próximos dias. "Fazemos produções diferenciadas para a data. Em média, cada modelo tem, no máximo, quatro peças", explica o diretor Paulo Bernardes, que prevê crescimento entre 8% e 10% nesta data comemorativa ante o ano passado.
De acordo com cálculos do empresário, nos meses de maio (quando é comemorado o Dia das Mães) e junho os negócios da joalheria registram alta entre 60% e 70% em relação ao restante do ano, o que demonstra a força comercial do período para o segmento de joias.
O setor de perfumaria e bem estar também está preparado para o Dia dos Namorados. Desde fevereiro, a L’aqua di Fiori vem aumentando sua produção em 15% para atender especificamente à demanda da data, que deve registrar o mesmo percentual de expansão neste ano em relação ao exercício anterior. " uma data que já está incorporada ao nosso calendário. Se somarmos as vendas do Dia das Mães com as do Dia dos Namorados, temos o resultado do Natal", afirma o presidente da empresa, Leopoldo Mesquita.
De olho no potencial de consumo, a L’acqua di Fiori lançou duas fragrâncias Sexy Chocolate - uma com prevalência do chocolate branco e a outra com o escuro. "Não sabemos se vai ser uma edição limitada. Estamos esperando a reação do mercado para avaliar", adianta Mesquita. Até o momento, segundo ele, as vendas estão bem aquecidas.
Vestuário - O presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário no Estado de Minas Gerais (Sindivest-MG), Michel Aburachid, também está otimista e aposta em negócios 15% superiores neste Dia dos Namorados, já que a data é uma das melhores para o comércio, graças à grande disposição dos consumidores em presentear. "Nosso setor está vendendo mais neste ano do que em 2010, mas este é um movimento que consideramos normal, já que o mercado está aquecido", aponta.
Outro setor de vestuário que também aposta em uma coleção especial como forma de incrementar a comercialização é o de confecções de lingerie. Um bom exemplo pode ser dado pelo polo de Juruaia, no Sul do Estado, que usa a data para conquistar os lojistas que revendem esse tipo de mercadoria. Conforme o presidente da Associação Comercial e Industrial de Juruaia (Aciju), João Carlos Iori, essa é uma época em que as roupas íntimas femininas ganham lugar de destaque entre as opções de compra dos consumidores.
Veículo: Diário do Comércio - MG