Colheita dos maiores municípios produtores da fruta no estado vai crescer 30,8% este ano
O maracujá pode até ser azedo, mas neste ano os números da produção mineira estão adocicados. Os cinco municípios que lideram a safra estadual – Jaíba (Norte), Araguari (Triângulo), Carmo do Paranaíba, Patrocínio e Monte Carmelo (Alto Paranaíba) – devem colher neste ano cerca de 14 mil toneladas, volume 30,8% superior ao registrado pelo grupo em 2010, de acordo com levantamento da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Minas Gerais (Emater-MG).
A colheita estimada de maracujá dos cinco municípios, neste ano, equivale a cerca de 38% da produção total da fruta em Minas em 2010, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apenas os produtores de Araguari, em sua maioria agricultores familiares, devem colher, neste ano, cerca de 3,1 mil toneladas de maracujá, volume 8,3% superior ao registrado pelo município na safra anterior, prevê o extensionista da Emater José Ernane Pereira.
Ele diz que os 130 hectares de maracujá em produção nos pomares de Araguari possibilitam essa previsão. “Além de entregar a fruta para as indústrias e diretamente para o varejo, sobretudo sacolões, os agricultores colocam o produto na Ceasa de Uberlândia, onde o nome de Araguari sempre lidera a relação de fornecedores nesse segmento”, explica Pereira.
Os agricultores estão concentrados atualmente na colheita, que teve início em outubro e segue até julho. José Rafael da Silva, diretor técnico do Viveiro Flora Brasil, em Araguari, explica que a oferta da fruta é alta, mas o mercado é bom, com preço médio razoável.
Veículo: O Estado de Minas