Lojistas apostam em vendas 10% maiores

Leia em 1min 30s

A exemplo da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), que não congrega apenas empresários de shopping center, divulgou ontem sua expectativa de alta para as vendas do Dia dos Namorados: 10%.

 

A projeção supera o crescimento da atividade comercial verificado entre 2009 e 2010, quando houve alta de 7,2%, segundo números do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), banco de dados ligado à CNDL.

 

"O brasileiro tem por costume gastar bem nessa data", havia dito ao DCI, ontem, o superintendente da confederação, André Luiz Pellizzaro. O gasto médio dos consumidores também deve aumentar neste ano, chegando a R$ 120, contra um tíquete médio de R$ 100, registrado em 2010.

 

Na análise de Pellizzaro, a entrada da classe C para o mercado de consumo deve alavancar o fluxo de clientes nas lojas durante o Dia dos Namorados, mas, por outro lado, vai manter a movimentação de dinheiro num patamar por ele considerado mediano.

 

Com base nesse cenário, o especialista acredita que os produtos mais procurados são também os mais baratos. Itens de perfumaria, joias, semijoias, calçados, vestuário e acessórios devem liderar as vendas deste ano, a exemplo do que já ocorreu em 2010.

 

Na avaliação da Alshop e da CNDL, o Dia dos Namorados é a terceira melhor data para o comércio nacional, perdendo para o Natal e o Dia das Mães, nesta ordem. Já o economista Fábio Bentes, da Confederação Nacional do Comércio (CNC), acredita que é exagero afirmar isso. Para ele, a data fica entre as cinco principais, sem colocação. "É um feriado que vem ganhando importância."

 

Veículo: DCI


Veja também

Brasil em nova fase é esperança do Walmart

Depois dos Estados Unidos, Brasil e China são os países em que o Walmart mais vai investir nos próx...

Veja mais
Muffato entra na era das vendas virtuais

Grupo espera crescer até 20% com lojas físicas este ano   O grupo Muffato, que é dono da ma...

Veja mais
Walmart traça planos para manter sua fatia no Brasil

O grupo norte-americano Walmart já tem uma nova estratégia de mercado para se blindar do avanço das...

Veja mais
Preço da cesta básica aumenta em 12 de 17 capitais

Nos primeiros cinco meses deste ano, 16 cidades apresentam elevação nos valores cobrados pelo conjunto de ...

Veja mais
Cresce venda de produtos com marca própria

As gôndolas dos supermercados foram invadidas por produtos de bandeira própria das redes de supermercado. E...

Veja mais
Pepsico vai investir R$ 17 mi na produção de batatas

A produção nacional de batata é praticamente destinada ao mercado interno. Mesmo assim, o produto s...

Veja mais
TVs e celulares têm maior queda no preço

TVs e smartphones foram os eletrônicos com maior corte de preços nos últimos 12 meses, segundo a con...

Veja mais
Walmart avalia aquisições para crescer no Brasil

A maior rede varejista do mundo está analisando potenciais alvos de aquisição no Brasil. J. P. Suar...

Veja mais
Sony triplica vendas de TVs no Brasil

Fabricante aumentou de 6% para 17% de participação no mercado no último ano, de acordo com a GFK, e...

Veja mais