A exemplo da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), que não congrega apenas empresários de shopping center, divulgou ontem sua expectativa de alta para as vendas do Dia dos Namorados: 10%.
A projeção supera o crescimento da atividade comercial verificado entre 2009 e 2010, quando houve alta de 7,2%, segundo números do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), banco de dados ligado à CNDL.
"O brasileiro tem por costume gastar bem nessa data", havia dito ao DCI, ontem, o superintendente da confederação, André Luiz Pellizzaro. O gasto médio dos consumidores também deve aumentar neste ano, chegando a R$ 120, contra um tíquete médio de R$ 100, registrado em 2010.
Na análise de Pellizzaro, a entrada da classe C para o mercado de consumo deve alavancar o fluxo de clientes nas lojas durante o Dia dos Namorados, mas, por outro lado, vai manter a movimentação de dinheiro num patamar por ele considerado mediano.
Com base nesse cenário, o especialista acredita que os produtos mais procurados são também os mais baratos. Itens de perfumaria, joias, semijoias, calçados, vestuário e acessórios devem liderar as vendas deste ano, a exemplo do que já ocorreu em 2010.
Na avaliação da Alshop e da CNDL, o Dia dos Namorados é a terceira melhor data para o comércio nacional, perdendo para o Natal e o Dia das Mães, nesta ordem. Já o economista Fábio Bentes, da Confederação Nacional do Comércio (CNC), acredita que é exagero afirmar isso. Para ele, a data fica entre as cinco principais, sem colocação. "É um feriado que vem ganhando importância."
Veículo: DCI