Muffato entra na era das vendas virtuais

Leia em 3min 10s

Grupo espera crescer até 20% com lojas físicas este ano

 

O grupo Muffato, que é dono da maior rede de supermercados do Paraná, com 30 lojas, e atua também na área de comunicação, criou um site de venda pela internet com a disposição de brigar por espaço com as grandes empresas da área. O Shopfato, desenvolvido nos últimos dois anos, entrou no ar há 60 dias e possui 15 mil itens à venda, volume que deve subir para 50 mil até o fim do ano. A estreia em um novo segmento acontece ao mesmo tempo em que os sócios esperam o maior crescimento da história na área de varejo físico.

 

"Entramos para disputar o mercado, não para brincar", diz o diretor Everton Muffato ao lado do irmão mais novo, José Eduardo. Os dois, junto com outro irmão, administram o grupo que, só na área de varejo, faturou R$ 1,9 bilhão em 2010 e tem previsão de crescimento de 15% a 20% para 2011. E enquanto preparavam a estreia do site, os Muffato abriram uma rádio FM em Cascavel em dezembro, prepararam a abertura de cinco lojas no ano e a inauguração de seu primeiro posto de gasolina junto com um supermercado em Cambé, prevista para julho - em meados de junho será inaugurada a segunda loja de Toledo. O grupo também retransmite a programação da TV Bandeirantes no interior do Paraná, com a TV Tarobá.

 

O Shopfato atende todo o país e seu centro de distribuição fica em Londrina, em imóvel alugado de 10 mil m2. Antes dele, o grupo atendia compras feitas pela internet nas áreas de atuação de seus supermercados. Everton ressalta que o site tem administração separada, como as outras empresas do grupo.

 

"Queremos estar entre os cinco maiores em curto espaço de tempo", diz. Ele acrescentou que, com a experiência que possuem no varejo no Paraná e no interior de São Paulo, viram uma oportunidade de atuar em outros Estados, porque "o e-commerce não tem fronteiras". Os sócios não descartam a possibilidade de o Shopfato ficar no futuro maior que a rede Super Muffato, que os irmãos assumiram em 1996, após a morte do pai em um acidente de avião.

 

Os três herdaram a empresa familiar e o gosto pela pescaria. Everton mostra fotos de peixes gigantes que já pegou, com mais de dois metros. Questionado se, com o site, ele vai "pescar" em outras águas, o empresário mantém a discrição que é marca registrada dos sócios. "Temos 30 anos de idade em média, se não entrarmos em e-commerce, quem vai entrar?" Na opinião dele, o segmento vai mudar. "Se alguém falar que esse modelo de e-commerce é o que vai existir daqui a 10 ou 20 anos, está mentindo."

 

O Shopfato aposta em parcerias para atrair clientes, com áreas personalizadas e criadas em conjunto com indústrias. A divulgação do endereço está sendo feita pela internet. Além de eletrônicos e produtos de informática, ele diz que bons resultados estão sendo obtidos com produtos para bebês.

 

Para avançar no comércio on-line, os Muffato admitem a possibilidade de ir ao mercado para fazer captações. O Shopfato nasceu como sociedade anônima, tem conselho e governança corporativa. "O crescimento, se precisar, vai ser com parceria ou via bolsa de valores", diz Everton. Sobre o futuro da rede de lojas e o movimento de sondagens e aquisições do varejo, ele responde rápido. "Somos franco-atiradores. Analisamos oportunidades. Não estamos à venda." Nos últimos dez anos, a rede fez pequenas aquisições, a última delas em 2008, de três lojas.

 


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Brasil em nova fase é esperança do Walmart

Depois dos Estados Unidos, Brasil e China são os países em que o Walmart mais vai investir nos próx...

Veja mais
Lojistas apostam em vendas 10% maiores

A exemplo da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), a Confederação Nacional...

Veja mais
Walmart traça planos para manter sua fatia no Brasil

O grupo norte-americano Walmart já tem uma nova estratégia de mercado para se blindar do avanço das...

Veja mais
Preço da cesta básica aumenta em 12 de 17 capitais

Nos primeiros cinco meses deste ano, 16 cidades apresentam elevação nos valores cobrados pelo conjunto de ...

Veja mais
Cresce venda de produtos com marca própria

As gôndolas dos supermercados foram invadidas por produtos de bandeira própria das redes de supermercado. E...

Veja mais
Pepsico vai investir R$ 17 mi na produção de batatas

A produção nacional de batata é praticamente destinada ao mercado interno. Mesmo assim, o produto s...

Veja mais
TVs e celulares têm maior queda no preço

TVs e smartphones foram os eletrônicos com maior corte de preços nos últimos 12 meses, segundo a con...

Veja mais
Walmart avalia aquisições para crescer no Brasil

A maior rede varejista do mundo está analisando potenciais alvos de aquisição no Brasil. J. P. Suar...

Veja mais
Sony triplica vendas de TVs no Brasil

Fabricante aumentou de 6% para 17% de participação no mercado no último ano, de acordo com a GFK, e...

Veja mais