A Tetra Pak deverá definir dentro dos próximos três a quatro meses os detalhes da nova linha de produção de embalagens na unidade de Ponta Grossa (PR). O projeto, segundo o vice-presidente de Estratégia de Negócios da companhia, Eduardo Eisler, já foi aprovado e deverá estar concluído no primeiro semestre de 2013. A intenção de ampliar a capacidade de produção brasileira havia sido comunicada inicialmente pela fabricante de embalagens cartonadas em junho do ano passado.
O investimento na unidade paranaense ainda não está definido, pois a companhia suíça ainda analisa quais serão as linhas de produtos atendidas na expansão. A capacidade adicional também depende dessa definição, mas, inicialmente, a previsão é de que a ampliação seja de 6 bilhões de embalagens por ano. A projeção, caso venha a se confirmar, representará a duplicação da unidade de Ponta Grossa. Na segunda-feira, a rival SIG Combibloc inaugurou a primeira unidade no Brasil, com capacidade para produzir 1 bilhão de embalagens anuais, também no Paraná (no município de Campo Largo).
Além de Ponta Grossa, a Tetra Pak opera uma fábrica em Monte Mor (SP), com capacidade de aproximadamente 11 bilhões de embalagens por ano. Essa unidade também poderá passar por expansão futuramente caso a empresa encontre necessidade de ampliar a produção na região - além das duas fábricas no Brasil, a Tetra Pak opera uma unidade de embalagem na Argentina e outra na Venezuela.
O aumento de capacidade no Sul do País deve impulsionar diretamente as vendas de seus fornecedores locais, caso da petroquímica Braskem e, principalmente, da fabricante de papéis Klabin. Questionado se a Klabin seria a fornecedora de papel cartão para a nova linha de produção, Eisler destacou que a companhia é a parceria da Tetra Pak no Brasil. A Klabin opera no Paraná a maior fábrica de papel cartão da América Latina e deve ampliar a unidade.
Demanda
As projeções da Tetra Pak apontam para crescimento da demanda brasileira por embalagens cartonadas, chamadas de longa vida. Segundo Eisler, o mercado de alimentos no qual essas embalagens são envasadas deve crescer entre 7,5% e 8% em 2011. Em 2010, a expansão foi próxima a 7%. "Nossa meta é crescer no mínimo 6% ao ano", diz o executivo. O faturamento brasileiro da Tetra Pak é de quase R$ 4 bilhões por ano.
Além do crescimento em mercados tradicionais, como o de leite, que tem amplo uso de envases plásticas, a Tetra Pak mantém otimismo em relação a setores como o de alimentos sólidos. "Temos interesse nesse mercado e, para isso, estamos investindo no desenvolvimento de novas tecnologias", disse.
Veículo: DCI