Melitta do Brasil se consolida e cresce 11% em 2010

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Operação da empresa no país, que faturou R$ 740 mi no ano passado, agora é a segunda maior do grupo no mundo.

 

A Melitta do Brasil alcançou, em 2010, seu oitavo ano consecutivo de crescimento. A empresa registrou o faturamento total de R$ 740 milhões, o que representou um crescimento de 11% versus 2009. Com esse resultado, a Melitta do Brasil se consolida como o segundo maior mercado do grupo no mundo.

 

"Em 2010, o faturamento de todos os produtos à base de café aumentou em 9% sobre 2009. Esse crescimento é resultado da expansão geográfica dos cafés Melitta e Bom Jesus, do crescimento do café Solúvel no mercado nacional, bem como das exportações para Mercosul, Europa e outros mercados. O faturamento total dos produtos para o preparo de café cresceu 18% em relação ao mesmo período do ano passado. O filtro Melitta manteve ainda a liderança no mercado brasileiro com o crescimento de 1,4 pontos de share versus 2009 - dados Nielsen Retail", explica o presidente da Melitta do Brasil, Bernardo Wolfson.

 

Dentro de um complexo cenário macroeconômico, o Grupo Melitta está bastante satisfeito com o fechamento do ano fiscal de 2010, principalmente pelo crescimento de 8% registrado no período. Segundo números preliminares, as vendas somaram 1,30 bilhão de euros em 2010, sendo que no ano anterior o número foi de 1,20 bilhão de euros.

 

Durante o ano, houve um grande crescimento dos negócios de café do Grupo Melitta, principalmente nas vendas para o setor de food service e vendas no mercado brasileiro.

 

Em 2010, o Grupo Melitta investiu cerca de 29 milhões de euros em ativos, o que representa um aumento de 4 milhões de euros em relação a 2009. Os investimentos se concentraram, principalmente, na capacitação dos funcionários e na modernização dos equipamentos de produção, tais como uma nova fábrica de torrefação de café nos Estados Unidos. O número de funcionários aumentou de 3.556 para cerca de 3.800.

 

Entre os produtos comercializados pelo Grupo Melitta, o crescimento foi particularmente forte para os negócios de café. Ganhos foram alcançados em países como Alemanha, Brasil, Estados Unidos e Canadá. As cafeteiras automáticas para o consumo no lar tiveram grande avanço na Europa, superando as expectativas da empresa. As vendas para o setor de food service foram positivamente afetadas pela maior propensão para investimentos e busca pela renovação de equipamentos do setor.

 

O resultado fiscal de 2010 demonstrou aumento na procura e consumo dos cafés Melitta, tanto dentro como fora dos lares. O serviço de catering da Melitta revelou-se como um grande diferencial e um dos principais drivers de crescimento da marca em 2010, aproveitando a tendência de aumento do consumo de café em restaurantes fast food.

 

O mercado de Freshness and Flavour, que tem uma ampla gama de embalagens para produtos alimentícios das marcas Toppits, Albal e Glad, manteve os números do ano anterior. A pressão contínua por menores preços dos produtos de marca própria e canais de desconto, juntamente com o aumento da sensibilidade dos consumidores a preços, dificultou o crescimento deste segmento.

 

Em 2010, as vendas permaneceram estáveis no campo estratégico dos negócios de Convenient Cleaning, com suas marcas Swirl e handy bag, em relação ao ano anterior. Em contrapartida, com o crescente cenário de conscientização ambiental, os sacos de lixo feitos de material reciclável ou biodegradável foram muito bem recebidos pelos consumidores e impulsionaram o mercado europeu.

 

A qualidade de produtos da marca Swirl também foi reconhecida pela imprensa especializada, que votou nos sacos para aspirador de pó, como a principal marca do ano. Lançada em meados de 2010, a nova série Cleanliness in Pet Households tem sido até agora bem aceita pelos consumidores.

 

Empresas industriais do Grupo (incluindo os papéis especiais de primeira qualidade) estão de volta em rota de crescimento. Na seqüência de uma queda no ano anterior, as vendas estão fortemente em alta em 2010.

 

Perspectivas - Para 2011, é esperado crescimento das vendas internacionais do setor de catering, bem como do mercado europeu para cafeteiras automáticas e negócios no Brasil

 

A Melitta tem monitorado com atenção a evolução de preços das matérias-primas, que continuaram a aumentar em 2011, ocasionando aumento nos preços dos produtos para o consumidor final.

 

Todas as divisões operacionais da Melitta continuarão a se empenhar para melhorar os benefícios oferecidos pelas marcas e os diferenciais de qualidade para reforçar a sua diferenciação em relação aos demais produtos do mercado.

 

O objetivo do Grupo Melitta é alcançar crescimento em todos os mercados relevantes para o grupo. Os principais drivers de crescimento são esperados para as vendas internacionais do Grupo no setor de catering, assim como o mercado europeu para cafeteiras automáticas e negócios no Brasil focados no preparo e consumo de café.

 

Diante desse cenário, e dos resultados alcançados pelo grupo em 2010, o Dr. Thomas Bentz e o Dr. Stephan Bentz, sócios-diretores do Grupo Melitta, acreditam que a companhia está seguindo o caminho certo.

 

A Melitta é uma multinacional alemã que nasceu em 1908, em Dresden, pelas mãos da senhora Melitta Bentz, criadora do primeiro filtro de papel para coar café. A subsidiária brasileira cresceu 11% em 2010 e faturou R$ 740 milhões, mantendo a posição de 2º maior mercado para o Grupo Melitta, que está presente em mais de 60 países.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


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