Sobretudo as folhosas, como alface, couve e chicória, foram prejudicadas, o que elevou os preços
Uma frente fria chegou no domingo e provocou chuva em Itapeva, 28 milímetros; Sorocaba, 11, e Campinas, 4 milímetros. Na segunda-feira, uma intensa massa de ar polar provocou acentuado declínio da temperatura. Desde julho de 2000 não fazia tanto frio em São Paulo.
As manhãs de terça e quarta-feira foram as mais frias. As mínimas registradas foram de 1,6 grau em São José do Rio Pardo; 2 graus em Votuporanga; 1,5 grau em São Carlos; 1 grau em Piracicaba e Garça; -0,1 grau em Sorocaba e -3,8 graus em Campos do Jordão.
Geadas. Houve geada moderada a fraca em praticamente todas as localidades. Até nas regiões mais quentes, como Barretos e Ribeirão Preto. O frio intenso prejudicou as hortaliças, sobretudo as folhosas, como alface, couve e chicória, com reflexo nos preços.
Em junho, a temperatura ficou um pouco abaixo da média e as chuvas irregulares e mal distribuídas. Esta última semana manteve o mesmo padrão e a umidade do solo continuou em queda e ficou abaixo de 25% em Votuporanga, Barretos e Ilha Solteira. As localidades com maior reserva hídrica no solo, acima de 50%, são Campinas, Garça, Iguape, Itapeva, Ribeirão Preto e Piracicaba.
O tempo seco favoreceu a colheita e o transporte da cana-de-açúcar. Mesmo assim, até agora, foi colhida uma quantidade menor da cultura, se comparado com o mesmo período do ano passado, cuja colheita foi antecipada por causa do maior volume de cana bisada. Além do mais, a safra que está sendo colhida agora foi prejudicada com a seca no período de desenvolvimento da cultura no ano passado. Assim, os preços do etanol, que haviam baixado no fim da entressafra, voltaram a subir e têm se mantido em alta.
Pastos. O frio intenso prejudicou ainda mais as pastagens, que apresentam baixa taxa de crescimento desde o início de junho. No ano passado, nesta mesma época, o principal fator para a redução dos pastos era a estiagem. A menor oferta de pasto para os animais, tanto para o gado de corte quanto o gado leiteiro, eleva o custo para a manutenção dos animais no campo e muitos pecuaristas precisam dar alimentação suplementar ao rebanho.
Além das hortaliças, as geadas afetaram o milho safrinha plantado tardiamente, a banana, o tomate, a abobrinha e o feijão, mas não chegaram a atingir o café em fase de maturação e colheita.
Veículo: O Estado de S.Paulo