Impulsionadas pelo Dia dos Pais, as vendas do comércio da Capital devem ser de 2,5% a 4% maiores em agosto ante o mesmo mês do ano passado, gerando um faturamento estimado entre R$ 1,71 bilhão e R$ 1,74 bilhão. Em 2010, foi registrado crescimento de 4,9%, em relação a igual intervalo do exercício anterior, e receita de R$ 1,67 bilhão. A previsão otimista da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) é baseada no maior número de pessoas empregadas e no valor médio dos salários pagos, que compensaram o impacto das medidas macroeconômicas prudenciais.
Segundo a economista da entidade, Ana Paula Bastos, as medidas com o objetivo de conter o consumo e a alta da inflação, adotadas pelo governo federal - como o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), do depósito compulsório e da taxa básica de juros (Selic) - ainda não foram capazes de prejudicar os negócios.
Em contrapartida, a elevação de 7,8% da massa de rendimento, medida no mês passado em relação a junho de 2010, e a redução da taxa de desocupação (de 5,8% em maio de 2010 para 4,7% no mesmo mês deste ano) garantem a disposição de comprar na próxima data comemorativa. "O brasileiro não calcula juros e sim se o valor da prestação cabe no bolso", explica.
Ana Paula lembra que o tripé necessário para comércio "operar" é emprego, renda e crédito. O financiamento continua disponível ao consumidor, e o comércio ficou mais cuidadoso, consultando os bancos de dados com maior freqüência e escolhendo melhor o credor. "Mesmo que o endividamento seja feito no cartão de crédito, não é interessante para os lojistas que as pessoas cheguem à inadimplência, o que comprometeria os resultados das próximas datas, como o Dia das Crianças e o Natal", diz a economista.
Muito mais otimista é a pesquisa da administração do Shopping Cidade, na região central de Belo Horizonte. Segundo a analista de Marketing, Carla Gobb, o faturamento médio dos lojistas deve crescer 10% em relação ao Dia dos Pais de 2010. No centro de compras, esta é a quarta melhor data comemorativa do ano, quando o fluxo médio diário de 60 mil consumidores cresce geralmente de 8% a 10%.
Interesse - A procura por produtos masculinos interessa cada vez mais aos empresários. Mesmo lojas com foco mais voltado para as mulheres, investem para receber os compradores no Dia dos Pais. A loja de calçados Datelli, no Shopping Cidade, decidiu reabrir, após uma reforma de dois meses, com uma vitrine exclusiva para a linha masculina, que também foi ampliada. A gerente, Cida Lima, informa que atualmente a venda de calçados e acessórios para homens representa 30% do faturamento. "Em agosto, calculamos que esta participação crescerá para 40%, e que as vendas em geral serão 20% melhores que no ano passado", diz.
Especialista em vestuário masculino, a Sketch vem se preparando continuamente para a data comemorativa de agosto. Segundo a gerente da unidade do Shopping Cidade, Denise Roque, a contratação de pessoal de apoio no período foi substituída por um programa de qualificação dos vendedores efetivos. "Não adianta colocarmos pessoas que não estejam 100% preparadas para atender o aumento de fluxo", argumenta. A loja espera uma expansão de 15% nos negócios na comparação com 2010, com tíquete médio de R$ 120, sendo 90% deles pagos com cartões de débito e de crédito.
Veículo: Diário do Comércio - MG