Cajubá moderniza equipamentos

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O Café Cajubá, de Uberlândia (Triângulo Mineiro), produz e comercializa as marcas Café Ideal, Café do Triângulo e Café do Dão

 

O Café Cajubá, controlado pelo grupo Icatril, com sede em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, aposta no fortalecimento regional da marca para driblar a concorrência com gigantes internacionais. No início deste ano, a empresa concluiu aporte de R$ 2 milhões na atualização do maquinário. Os novos equipamentos atendem às normas de sustentabilidade estabelecidas pelos órgãos ambientais.

 

Hoje, a marca Cajubá pode ser encontrada em diversas regiões do país, já que a empresa comercializa os produtos para grandes redes atacadistas com atuação em todo o território brasileiro. No entanto, conforme o diretor comercial do grupo, Marcio Reis Maia, o foco é fortalecer a presença nos mercados em que a marca já está consolidada. "Atualmente, estamos voltados para obter a liderança nas áreas onde já somos radicados", disse.

 

Segundo ele, como a empresa está operando, em média, com 25% de ociosidade, não há programação de investimentos nos próximos meses. Mas Maia antecipou que, a médio prazo, já está em estudo a construção de uma nova planta.

 

Os principais mercados consumidores da Café Cajubá são o Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e a região Central do Estado de Goiás. Segundo Maia, novos mercados são constantemente sondados, tanto em Minas Gerais quanto em outras unidades da federação. Apesar disso, ele afirmou que a conquista de novas regiões é um processo delicado e demorado. "No nosso caso a abertura de novos mercados só ocorre paulatinamente", explicou.

 

Marcas - O Café Cajubá produz e comercializa as marcas Café Ideal, Café do Triângulo e Café do Dão. O maior obstáculo para a expansão dos negócios da empresa, segundo Maia, é a concorrência com grandes multinacionais do setor, como a norte-americana Sara Lee, a israelense Strauss Elite e a alemã Melitta.

 

"A atuação destes grupos está crescendo significativamente sobre o mercado brasileiro, por isso nossa aposta é fortalecer os mercados com os quais já conseguimos uma identificação com os consumidores. Essa proximidade pode ser decisiva na hora da cliente efetuar a compra, além de ter facilidades logísticas", avaliou.

 

Exportação - Apesar de não ter um volume de exportação significativo, a empresa vende alguns produtos para uma rede de restaurantes de Londres. "Esse nicho surgiu graças a um grupo de empresários que conheceram os nossos produtos e passaram a demandar. No entanto, esse tipo de operação não é o nosso foco", disse.

 

O Grupo Icatril encerrou 2010 com faturamento de R$ 30 milhões. A holding também atua nos segmentos imobiliário e agropecuário, através de lavouras de café no Sul de Minas. O Café Cajubá responde por 75% dos negócios e, por isso, é o carro-chefe. A expectativa, segundo Maia, é encerrar 2011 com receita 10% superior à de 2010. O incremento será possível, segundo o executivo, graças ao aumento de demanda no mercado doméstico. "O consumo nas áreas onde já estamos presentes tem aumentado", garante.

 

Nos últimos meses, a marca repassou aos consumidores uma alta de 8%, em média, no preço final dos produtos. A ação é decorrente das sucessivas altas do preço do café tanto no mercado interno quanto no mercado externo.

 

Desde o começo do ano, a cotação do grão de café acumula alta de 22%. Para algumas variedades, como o café tipo 6 (bebida dura), o preço da saca chega ao preço recorde de R$ 540 no Brasil. "Esse novo contexto no mercado da commoditie no mundo exigiu essa ação, para assegurarmos as margens de lucro necessárias. A ação não foi simples, muitas empresas não estão conseguindo concretizar o repasse. No nosso caso foi possível justamente pela força que já temos nos mercados regionais", disse.

 

Trajetória - O grupo Icatril surgiu em 1972, da junção entre a Indústria do Café Uberlândia Ltda e a Cerealista e Café Triângulo Ltda. A empresa oferece uma linha diversificada de produtos, que inclui café torrado e moído, tipo exportação, gourmet, vácuo puro, expresso e solúvel granulado. Comercializa também o cappuccino instantâneo (tradicional, com canela e diet) e filtro de papel.

 

O Café Cajubá é certificado pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) no Programa de Qualidade do Café (PQC), onde são avaliados periodicamente a qualidade da matéria-prima, aroma, sabor, padrões de torra e moagem, higiene e segurança alimentar, entre outros itens.

 


Veículo: Diário do Comércio - MG


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