Exportação brasileira de leite recua 31% no ano; importação cresce 87%

Leia em 1min 10s

As exportações de leite e de derivados tiveram forte recuo no primeiro semestre. Já as importações voltaram a subir de forma acelerada.
De janeiro a junho, as vendas externas do setor somaram US$ 45 milhões, 31% menos do que em igual período anterior. As importações subiram para US$ 277 milhões, com evolução de 87% no período.

 

O dólar desvalorizado se torna um convite às importações e diminui a competitividade dos produtores nacionais no mercado. Se o ritmo dessas compras externas continuar acelerado, a perda de competitividade e os custos internos elevados vão afetar a produção nacional.

 

Os dados são da Secex, que mostra ainda recuo nas vendas externas de queijos. No primeiro semestre deste ano, as vendas externas de queijo renderam US$ 7,4 milhões aos produtores nacionais, 16% menos do que em 2010. As importações subiram para US$ 75 milhões, com evolução de 97%.

 

A Argentina é o grande fornecedor de produto ao Brasil. As vendas de leite e de derivados feitas pelo país vizinho ao Brasil somaram US$ 159 milhões no primeiro semestre, 70% dos gastos totais dos brasileiros neste setor.

 

Dois produtos se destacam na pauta de exportações dos argentinos: leite em pó e queijos. Os gastos brasileiros com importações de leite em pó dos vizinhos subiram 45% neste primeiro semestre, atingindo US$ 66 milhões. Já os gastos brasileiros com queijo foram a US$ 46 milhões, 149% mais que de janeiro a junho do ano passado.

 


Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

Reajustes salariais superam a inflação

Mercado aquecido mantém vantagem de trabalhadores nas negociações apesar de desaceleraç&atil...

Veja mais
Contaminação com bactéria leva a recall de antisséptico oral

Empresa vai recolher 10 milhões de garrafas de certos tipos de Oral-B fabricados na Colômbia, diz comunicad...

Veja mais
Venda de farinha para supermercados beneficiará 500 agricultores

A comercialização da farinha de mandioca oriunda de cooperativas da Região Agreste, que será...

Veja mais
Lars Olofsson: ''Buscamos oportunidades para crescer''

Apesar de dizer que a operação brasileira não está à venda, o executivo analisa poss&...

Veja mais
Foco em hipermercados aproxima estratégias de Walmart e Carrefour

Ao sustentar uma orientação típica dos Estados Unidos, onde os mercados costumam ser "hiper", o Wal...

Veja mais
Publicidade: Nos EUA, só item mais saudável terá anúncio

Nestlé e Kellogg estão entre as 17 empresas de alimentos instaladas nos Estados Unidos que concordaram em ...

Veja mais
Exigência de receita médica para antibiótico derruba vendas

A exigência de receita médica para a compra de antibióticos no Brasil reduziu significantemente os v...

Veja mais
Estrela continua no vermelho

No primeiro trimestre, a fabricante de brinquedos Estrela teve receita de vendas de R$ 9,1 milhões e prejuí...

Veja mais
Oferta de alimentos ganha espaço em lojas de conveniência

Postos de combustível investem em padarias e lanches prontos para aumentar a rentabilidade   Cigarros e b...

Veja mais