Venda de farinha para supermercados beneficiará 500 agricultores

Leia em 2min 40s

A comercialização da farinha de mandioca oriunda de cooperativas da Região Agreste, que será feita pela rede varejista, deverá beneficiar diretamente cerca de 500 agricultores familiares. Eles beneficiam a raiz em 40 casas de farinha da região e, pela primeira vez, vão colocar seu produto nas grandes redes de supermercados.

 

A ação tem o apoio do Programa Brasil sem Miséria, do governo federal, e faz parte de uma articulação coordenada por uma série de parceiros, entre eles o governo do Estado, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Sebrae/AL e o Arranjo Produtivo Local (APL) de Mandioca no Agreste.

 

No início desta semana, numa reunião entre os parceiros, representantes da Cooperativa Agropecuária de Campo Grande (Cooperagro), que produz a farinha, e dos supermercados, ficou definido que a primeira compra vai ocorrer até o final do mês de julho e será de 12 mil quilos por semana.

 

Também ficou resolvido um dos principais gargalos, que seria a logística de distribuição. Ela será feita pela Cooperativa Pindorama, que já tem mais de 2 mil pontos de distribuição em todo o Estado. Assim, a Cooperagro vai levar a farinha pronta e embalada até a Pindorama, em Coruripe, e de lá ela será distribuída em toda a rede.

 

“A maior conquista até agora foi a gente entrar numa rede de distribuição já pronta, que é a Pindorama”, ressaltou o presidente da Cooperagro, Eloísio Lopes Júnior. “Agora, nos supermercados, sabemos que é um espaço muito competitivo”, observou a superintendente de Fortalecimento da Agricultura Familiar, Inês Pacheco, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri).

 

Com a venda da farinha para os supermercados, os agricultores familiares vão receber, por quilo do produto, o valor mínimo de R$ 0,88, que é o valor pago pela Conab nas compras para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “Esse valor poderá até ser maior, mas nunca inferior. Esse será o preço mínimo, de referência”, explicou Inês Pacheco, da Seagri.

 

Ainda segundo Eloísio Lopes Júnior, a farinha de mandioca produzida pelos agricultores familiares da Região Agreste já tem qualidade comprovada em laboratório, de acordo com portaria definida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). “Nossa farinha é do Tipo 1, média branca, ou seja, com granulometria média”, detalhou.

 

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Jorge Dantas, a farinha de mandioca é apenas o primeiro produto que, dentro desse programa, será vendido para os supermercados. “A nossa intenção é incluir, depois, outros produtos oriundos da agricultura familiar. Há um leque de possibilidades muito grande, mas ainda estamos trabalhando na definição”, afirmou.

 

“Assim como a pecuária de leite é uma vocação do Sertão, a produção de farinha de mandioca é uma das vocações do Agreste, e temos a determinação do governador Teotonio Vilela de apoiar quem está produzindo, quem precisa de mercado para comercializar sua produção”, completou o secretário.

 

Veículo:  Agência Alagoas


Veja também

Para Abilio, pressa do Casino minou fusão

Convocado para reunião em dois dias, empresário teve pouco tempo para defender tese da união com Ca...

Veja mais
Reajustes salariais superam a inflação

Mercado aquecido mantém vantagem de trabalhadores nas negociações apesar de desaceleraç&atil...

Veja mais
Contaminação com bactéria leva a recall de antisséptico oral

Empresa vai recolher 10 milhões de garrafas de certos tipos de Oral-B fabricados na Colômbia, diz comunicad...

Veja mais
Exportação brasileira de leite recua 31% no ano; importação cresce 87%

As exportações de leite e de derivados tiveram forte recuo no primeiro semestre. Já as importa&cced...

Veja mais
Lars Olofsson: ''Buscamos oportunidades para crescer''

Apesar de dizer que a operação brasileira não está à venda, o executivo analisa poss&...

Veja mais
Foco em hipermercados aproxima estratégias de Walmart e Carrefour

Ao sustentar uma orientação típica dos Estados Unidos, onde os mercados costumam ser "hiper", o Wal...

Veja mais
Publicidade: Nos EUA, só item mais saudável terá anúncio

Nestlé e Kellogg estão entre as 17 empresas de alimentos instaladas nos Estados Unidos que concordaram em ...

Veja mais
Exigência de receita médica para antibiótico derruba vendas

A exigência de receita médica para a compra de antibióticos no Brasil reduziu significantemente os v...

Veja mais
Estrela continua no vermelho

No primeiro trimestre, a fabricante de brinquedos Estrela teve receita de vendas de R$ 9,1 milhões e prejuí...

Veja mais