CCPR vai inaugurar centro de distribuição

Leia em 3min 10s

A Cooperativa Central dos Produtores Rurais (CCPR), detentora da marca Itambé, vai inaugurar na quarta-feira um centro de distribuição (CD) em Pará de Minas, na região Central do Estado. A unidade faz parte dos planos de investimentos da empresa que foram lançados em dezembro de 2010. Ao todo serão aportados R$ 100 milhões, distribuídos entre a construção do CD e a ampliação da fábrica da empresa localizada no mesmo município.

 

A solenidade de inauguração contará com as presenças do presidente da empresa, Jacques Gontijo, do governador de Minas, Antonio Anastasia, do prefeito de Pará de Minas, José Porfírio de Oliveira Filho, entre outras autoridades e empresários. O centro de distribuição é o mais moderno entre os nove mantidos pela CCPR no Brasil.

 

De acordo com o prefeito de Pará de Minas, José Porfírio, os investimentos da Itambé no município são de suma importância para a geração de empregos, atração de novos empreendimentos para atender à demanda da Itambé, estimulação da produção de leite na região e aumento da arrecadação. Para incentivar os aportes da empresa no local, o terreno no qual foi instalado o CD e que será utilizado para a expansão da unidade fabril foi cedido pela prefeitura, que investiu cerca de R$ 600 mil na aquisição do espaço.

 

"Estamos muito otimistas em relação ao crescimento da empresa. Resolvemos apoiar a Itambé por conhecermos o potencial que a empresa tem de contribuir para o aumento da renda da população, através da geração de empregos, assim como para a arrecadação do município", diz Porfírio.

 

As intervenções da Itambé em Minas começaram no ano passado e tiveram como incentivo a assinatura de decreto estadual com medidas tributárias de proteção ao setor leiteiro, que passaram a valer em 1º de janeiro deste ano. Para garantir e ampliar a competitividade dos produtos lácteos mineiros, o leite e os derivados produzidos em outros estados passaram a ser tributados.

 

Estes produtos, que eram isentos de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), estão taxados em 12% no caso do leite e em 18% no caso de derivados. O leite pasteurizado, longa vida e os derivados de leite produzidos em Minas e comercializados no varejo continuaram isentos do imposto.

 

De acordo com informações divulgadas anteriormente pela Itambé, o processo de ampliação da unidade de Pará de Minas foi iniciado em novembro do ano passado e tem a conclusão prevista para junho de 2013. A unidade industrial atualmente produz requeijão, iogurtes, bebidas saborizadas e leite longa vida.

 

Com a reforma, a unidade fabril, que hoje processa cerca de 19 milhões de litros por mês, terá a capacidade ampliada para 33 milhões de litros mensais. Serão gerados 300 empregos diretos e cerca de 3 mil indiretos.

 

Prioridade - O protocolo de intenções assinado entre o governo mineiro e a Itambé, a empresa se comprometeu a dar prioridade aos fornecedores, prestadores de serviços, empresas de construção civil e de engenharia sediadas no Estado. A cooperativa se comprometeu também a emplacar no Estado os próximos veículos adquiridos e transferir, nos próximos 12 meses, o licenciamento de toda a frota para Minas Gerais.

 

A Itambé será responsável por treinar e capacitar a mão de obra, prioritariamente local, a ser aproveitada nos processos fabris e de desenvolvimento de tecnologias.

 

Em contrapartida, o governo do Estado se compromete a empenhar esforços para conceder à CCPR financiamentos para capital de giro e para investimentos fixos, com recursos administrados pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), desde que sejam cumpridos todos os requisitos e normas para a concessão dos financiamentos.

 


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Mercado de trigo

O ritmo de negócios de trigo segue lento no Brasil, segundo pesquisadores do Cepea. Neste momento, de modo geral,...

Veja mais
Cajubá moderniza equipamentos

O Café Cajubá, de Uberlândia (Triângulo Mineiro), produz e comercializa as marcas Café ...

Veja mais
Litro do leite subirá cerca de 10% até setembro

A queda na produção de leite nas regiões produtoras no País levará o litro da bebida ...

Veja mais
Cigarro sustenta lojas de conveniências

Os consumidores do Grande ABC são melhor atendidos quando vão ao posto de gasolina do que a média n...

Veja mais
Para Abilio, pressa do Casino minou fusão

Convocado para reunião em dois dias, empresário teve pouco tempo para defender tese da união com Ca...

Veja mais
Reajustes salariais superam a inflação

Mercado aquecido mantém vantagem de trabalhadores nas negociações apesar de desaceleraç&atil...

Veja mais
Contaminação com bactéria leva a recall de antisséptico oral

Empresa vai recolher 10 milhões de garrafas de certos tipos de Oral-B fabricados na Colômbia, diz comunicad...

Veja mais
Venda de farinha para supermercados beneficiará 500 agricultores

A comercialização da farinha de mandioca oriunda de cooperativas da Região Agreste, que será...

Veja mais
Exportação brasileira de leite recua 31% no ano; importação cresce 87%

As exportações de leite e de derivados tiveram forte recuo no primeiro semestre. Já as importa&cced...

Veja mais