Marca própria amplia opções

Leia em 2min 40s

Os produtos de marcas próprias agora estão espalhados por todos os corredores do supermercado. Antes restritos a itens de alimentação, o setor ampliou seu portfólio e está presente em praticamente todas os prateleiras das lojas. Já é possível encontrar desde ração para o cachorro, lenço umedecido para o bebê, cafeteira, antisséptico bucal, lava roupas líquido até tintas e tomadas elétricas.

 

E as grandes redes varejistas têm investido em novos lançamentos anualmente para atrair cada vez mais consumidores para o segmento e apostam na continuidade do crescimento das vendas. A variedade inclui ainda alimentos congelados, aromatizadores, biscoitos recheados, cappuccinos, edredons, roupas, molhos para salada, lâmpadas, material escolar, entre outros. Só o Grupo Pão de Açúcar prevê 400 lançamentos em 2011. O Walmart planeja lançar outros 300 itens.

 

Segundo Neide Montesano, presidente da Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (Abmapro), o Brasil aprendeu a atuar no setor na última década com investimentos em qualidade e aumento de fornecedores. “A ideia de que produto de marca própria não tem qualidade acabou e as empresas conseguiram comunicar isso para o consumidor”, destaca a especialista.

 

O principal apelo dessa categoria é o preço, que em média é de 15% a 20% mais barato que os produtos líderes por não ter custos adicionais com publicidade. E o varejo está otimista com esse mercado. O Walmart espera um crescimento de 30% nas vendas este ano. É o mesmo índice registrado nos últimos dois anos pelo Grupo Pão de Açúcar. No caso da Coop, a participação dos itens de marca própria nas vendas totais foi de 7% no primeiro semestre e ultrapassou os 6,5% do mesmo período de 2010.

 

Os números positivos do mercado refletem uma combinação de fatores. O primeiro é que o varejo passou a investir na qualidade dos produtos para fidelizar o cliente. Também priorizou mudanças na embalagem para ficar mais similar ao concorrente e estudou o posicionamento dos produtos nas gôndolas para identificar com qual produto o de marca própria está concorrendo.

 

“O varejo aproveita os mercados em crescimento, como o de pet, para lançar novos produtos. O setor está de olho nos novos hábitos do consumidor. A variedade também contribui para o aumento das vendas”, destaca a professora Heloísa Omine, do Núcleo de Varejo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

 

Classe C

 

Outro fator é a ascensão da classe C, que ampliou sua cesta de consumo com itens como iogurte e biscoito recheado. “Nem sempre essa inclusão é feita por meio das marcas líderes. E os produtos de marca própria aparecem como uma opção”, opina a gerente de marcas exclusivas do Grupo Pão de Açúcar, Luciana Carneiro.

 

A estudante Andressa Lima dos Santos, 17 anos, e o porteiro Wagner Proença de Miranda, 19 anos, compram três pacotes de fraldas por mês da Equate, do Walmart, para o filho. “Ajuda a economizar”, diz Santos. A assistente administrativa Juliana Fávero Rodrigues, 34 anos, compra em supermercados alternados e aproveita para experimentar os produtos. “Já comprei café, macarrão. Se gosto, compro novamente.”

 


Veículo: Jornal da Tarde - SP


Veja também

Leite de qualidade ainda é um desafio nacional

A instrução normativa 51, publicada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento...

Veja mais
Lidl e Aldi, as alemãs que mudaram a França

Supermercados: As redes de descontos, com suas marcas próprias, obrigaram grupos como Carrefour e Casino a reagir...

Veja mais
Clima põe em xeque oferta de trigo do Mercosul

Geada em países produtores pode fazer Brasil ter de importar mais cereal de fora do bloco   Inicialmente p...

Veja mais
Executivos ainda preferem estudar fora da empresa

Pesquisa com 516 diretores da América Latina mostra que 80% gostariam de aprender com profissionais que nã...

Veja mais
Compras Convenientes

Apesar dos recentes movimentos de fusões e aquisições, o varejo alimentar brasileiro ainda é...

Veja mais
Clima favorece colheita de café

Não há risco de geada nas lavouras pelo menos até o fim deste mês. Safra deve chegar a 47,5 m...

Veja mais
Oral B faz recall de antisséptico no País

A Oral, multinacional norte-americana que fabrica escovas de dente e antissépticos bucais, fará recall des...

Veja mais
Procura por franquias da Hope quase dobra com a marca de lingerie de Gisele

Total de interessados que consultam a empresa subiu de 15 a 25 desde maio, quando linha com nome da modelo chegou &agrav...

Veja mais
Rede Savegnago abre posto

A rede de supermercados Savegnago inaugurou um posto de combustível, com a loja de conveniência, em Ribeir&...

Veja mais