O tempero da Unilever

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Uma vez por ano, os funcionários de uma divisão da empresa anglo-holandesa vão às ruas conhecer seus consumidores

 

Uma vez por ano, os telefones da divisão food service da Unilever, que reúne marcas como Arisco, Hellmann’s, Knorr, Ades e Maizena, podem tocar à vontade, em pleno dia útil, que não haverá ninguém para atender nos 74 escritórios espalhados pelo mundo. Do office-boy ao principal executivo do departamento, todos os funcionários vão para a rua com uma missão de promover novos produtos e aproximar a marca do chamado cliente corporativo – restaurantes, padarias e cozinhas de hotéis. Em 2010, a estratégia, utilizada há cinco anos, foi incrementada com a oferta de serviços.

 

A novidade faz parte do reposicionamento da divisão, anunciado em maio, com investimentos de € 40 milhões. Na mira está um mercado que, no Brasil, faturou R$ 181 milhões em 2010 e que, na última década, cresceu, em média, 16% ao ano. Na edição deste ano, de um total de 770 estabelecimentos visitados na América do Sul, 500 estão no Brasil. Pelo menos 10% deles nem eram clientes da companhia anglo-holandesa. “Você consegue identificar mais oportunidades de negócios quando vai para o corpo a corpo com seu público-alvo”, diz Ricardo Marques, vice-presidente da divisão e coordenador da ação batizada de “feet on the street”, realizada no dia 21 de junho, em São Paulo. 


Ao recrutar funcionários que não são da área de vendas, a companhia ganha bagagem. “Novas visões resultam em novas ideias”, diz Marques. Nas visitas, os funcionários da Unilever ajudaram a dona de um restaurante a reformular o cardápio de sobremesas. Em outro caso, eles propuseram mudanças simples no layout da loja visitada, o que resolveu o problema das filas na hora do almoço. “A Unilever treina os distribuidores e oferece uma das melhores estruturas para atender ao segmento, ainda bastante desconhecido pelas indústrias”, diz Enzo Donna, diretor da consultoria ECD Food Service.

 

Atualmente, a divisão oferece 80 itens a seus clientes. O objetivo é chegar aos 800 produtos vendidos em mercados como os  EUA e a Europa. Aumentar a oferta é prioridade do novo presidente da Unilever no Brasil, o argentino Miguel Kozuszok. Ele substitui o holandês Kees Kruythoff e chega ao Brasil com a missão de lançar de cinco a oito itens por ano, já a partir de 2011.

 

Veículo: Revista Isto É Dinheiro


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