Renda maior faz consumo de fruta aumentar no NE

Leia em 2min 50s

A classe média é a maior consumidora de frutas e hortaliças no Brasil por ser a que tem mais pessoas recebendo de três a dez salários mínimos de renda mensalmente

 

A cada dia, o mundo compra mais a ideia da sustentabilidade e da vida saudável, fato que levou muitos segmentos ligados à ideia a tornarem-se lucrativos nichos de mercado, inclusive, alguns que já existiam e não possuíam tanta representação. A comercialização de frutas e hortaliças, por exemplo, faz parte destes casos. Entre 2002 e 2008, de acordo com pesquisa do Centro de Estudos Avançados de Economia Aplicada (Cepea/USP), o consumo de frutas só na região Nordeste cresceu 32%, passando de 20,03 kg por habitante/ano para 26,75kg no intervalo de oito anos.

 

Esse aumento, segundo relatório que acompanha o estudo, contabilizou a segunda maior elevação, se comparada aos resultados das outras regiões brasileiras. A maior elevação foi do Centro-Oeste, que contabilizou 8,61kg a mais no intervalo, fechando 2008 com 25,96kg por habitante/ano. Em termos comparativos do consumo per capto de frutas, os dados de 2008 colocam a região Sul no topo com 36,53kg por hab/ano, seguida pelo Sudeste (29,74kg hab/ano), Nordeste (26,75kg por hab/ano), Centro-Oeste (25,96 kg por hab/ano) e Norte (20,51kg por hab/ano). A média brasileira foi de 28,86kg por hab/ano.

 

Hortaliças na contramão

 

Já o consumo de hortaliças pelos brasileiros, também analisado pelo Cepea/USP, foi em contramão ao apontado para as frutas. No Nordeste, a queda foi sensível de 22,35 por hab/ano em 2002 para 22,08 kg por hab/ano em 2008 e foi a penúltima entre as regiões.

 

O Sul continuou com a melhor marca, atingindo 38,60 kg por hab/ano, seguido pelo Sudeste (28kg por hab/ano), Centro-Oeste (26,66 por hab/ano) e com o Norte (19,42 por hab/ano) em último. A média nacional foi de 27,08 por hab/ano, em 2010, enquanto em 2008 a marca era de 29 por hab/ano.

 

Mais renda, mais consumo

 

Em ambos produtos pesquisados, a renda foi determinante para o consumo. Das sete frutas e quatro hortaliças listadas no estudo, a maior quantidade, assim como a maior variedade do consumo foi proporcional à renda da população, de acordo com o Cepea/USP, com destaque para a classe média.

 

Relatório da pesquisa aponta a classe média como a maior consumidora de frutas e hortaliças no Brasil por ser a que tem mais pessoas dentro de sua faixa financeira de 3 a 10 salários mínimos de renda mensal.

 

Com base em dados da Fundação Getúlio Vargas, o Cepea/USP estimou em cerca de 55% dos brasileiros na classe média, frente a 12% na rica e 33% na pobre, isto já para 2011.

 

Em relação ao consumo de hortaliças dessas classes, enquanto a média nacional foi de 27kg por habitante em 2008, o menor consumo foi da classe baixa, que registrou o consumo de 19kg por hab/ano. A média teve 29,8kg por hab/ano e a alta 39,7kg por hab/ano.

 

Para as frutas, que teve média nacional de 28,86kg por hab/ano, o cenário se repete: a classe baixa teve 17,3kg por hab/ano, a média registrou 31,4kg por hab/ano e a alta 50,27kg por hab/ano, em 2008.

 

Veículo: Diário do Nordeste - CE


Veja também

Casino entra com reclamação sobre o Grupo Pão de Açúcar na CVM

O empresário Abílio Diniz acaba de sofrer mais um revés, cerca de um mês depois de sua propos...

Veja mais
Tripla refrescância nos sabores da Pardal

Férias e verão combinam com o irresistível sabor dos picolés da Pardal. Desta vez, a linha f...

Veja mais
Estrela brilhante

No primeiro semestre, a Estrela cresceu 20%, em relação a 2010, com o aumento nas vendas dos jogos de tabu...

Veja mais
Sucesso

O Grupo Pão de Açúcar decidiu aumentar a área de vendas das farmácias e reforç...

Veja mais
Belo Horizonte: Tíquete médio na Capital deve ser de R$ 51 a R$ 100

Maioria vai comprar o presente à vista e em dinheiro.   O consumidor da Capital deve gastar mais do que o ...

Veja mais
Walmart é a bola da vez

A especulação quanto às metas de expansão no Brasil da Rede Walmart poderá converter-...

Veja mais
Laticínios: Embaré estreia no segmento de longa vida

Após cinco décadas vendendo leite em pó sobretudo para o Nordeste, a mineira Embaré estreou ...

Veja mais
Cai a contratação de terceiros para a administração da logística interna

A logística vem ganhando espaço na estratégia de crescimento das empresas. Pesquisa inédita ...

Veja mais
Publicis, a máquina de comprar agências

Desde o início do ano, foram poucas as semanas em que o grupo francês de publicidade Publicis, terceiro mun...

Veja mais