Consumidores abrem mão do preço e partem em busca de praticidade

Leia em 2min 30s

Tendência verificada pela Distribuidora Dipam Gaúcha é confirmada em números da Associação Gaúcha de Supermercados.

 

O consumidor que antes valorizava apenas o melhor preço, começa a mudar o seu comportamento. Em nome da praticidade e da economia de tempo, cada vez mais as pessoas estão fazendo compras no mercado, padaria ou outros tipos de estabelecimentos próximos à residência ou local de trabalho.

 

Segundo dados da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), em 2009 o desembolso médio em supermercados no Rio Grande do Sul era de R$ 18,50. Em 2010 caiu para R$17,40. Não porque o gaúcho passou a gastar menos e sim porque buscou mais lojas de bairro em vez de grandes supermercados.

 

A alteração no comportamento do consumidor vem sendo percebida pela Dipam Gaúcha Distribuidora. Segundo o gerente de marketing da Dipam Gaúcha, Rodrigo Fracasso, os consumidores finais estão dando muito valor ao tempo gasto em uma compra.

 

- O grande volume de compras e o preço mais baixo dão lugar à praticidade de comprar por conveniência. O mercado ‘da esquina’ oferece os produtos desejados de forma mais acessível - conclui o gerente de marketing da Dipam Gaúcha, Rodrigo Fracasso.

 

De 327 empresas avaliadas pelo ranking da AGAS, 87 investiram em reformas e ambientes mais aconchegantes e receptivos, tornando o serviço mais caro, porém personalizado. Em mercados de bairro, pães, açougue e hortifruti de qualidade são atrativos também e acabam agregando valor aos demais produtos.

 

- Os desempenhos refletem a capacidade das empresas atenderem com qualidade o que seus clientes procuram. O gaúcho é o consumidor mais exigente do Brasil e há espaço para todos os formatos e tamanhos de loja. As empresas mais ágeis são as que mais prosperam - explicou o presidente da AGAS Antonio Cesa Longo sobre o crescimento de 9,73% do segmento de médio porte, contra 5,95% do de pequeno e 7,9% do de grande porte.

 

A Dipam Gaúcha Distribuidora também nota o aumento na procura do consumidor por esses tipos de estabelecimentos: existe um crescimento nas vendas para lojas de pequeno e médio porte. O macarrão instantâneo da Nissin, por exemplo, que é distribuído exclusivamente pela empresa, teve um crescimento de 15% para lojas de conveniência. Um produto antes buscado apenas em supermercados atingiu o espaço na loja de bairro em função da praticidade.

 

Dipam Gaúcha- Excelência em distribuição, este é o foco da Dipam Gaúcha Distribuidora. Com mais de 24 anos de trabalho, possui equipe de profissionais com larga experiência e grande franquia nos principais clientes varejistas da região. Estrutura logística moderna, frota comercial própria, sistemas integrados, para melhor atender seus mais de 5000 clientes cadastrados. Localizada em ponto estratégico da cidade, a Dipam oferece cobertura de qualidade no atendimento nas regiões de Porto Alegre, Grande Porto Alegre, Vale dos Sinos, Litoral Norte e Zona Carbonífera.| .Marina Azevedo / Marcelo Matusiak

 

Veículo: Portal Nacional de Seguros


Veja também

Droga Raia e Drogasil se unem e criam maior rede de farmácias do País

Segundo comunicado, os atuais acionistas da Drogasil terão uma participação de 57% na nova companhi...

Veja mais
Marcas mudam de mãos, mas ficam na mente do consumidor

A tão comentada fusão entre Carrefour e Pão de Açúcar fracassou na última sema...

Veja mais
Rede Pernambucanas muda comando

A controladora Anita Harley ganha poder com saída do vice-presidente Frederico Lundgren da gestão   ...

Veja mais
Prejuízos na linha de TVs leva Sony a rever planos

Howard Stringer, presidente do conselho da Sony, busca uma estratégia para estancar a queda de participaç&...

Veja mais
Fabricantes de móveis e calçados apoiam medidas

O Plano Brasil Maior foi bem recebido pelos fabricantes de móveis e calçados, que utilizam mão de o...

Veja mais
Produtor têxtil elogia, mas ainda tem dúvidas

Para o presidente do Sindicato da Indústria Têxtil de Blumenau e região (Sintex), Ulrich Kuhn, o pac...

Veja mais
Drogasil e Raia confirmam fusão e viram maior rede

Empresa continuará a operar com marcas independentes; órgãos de defesa da concorrência v&atil...

Veja mais
Em 5 dias, 3,5 mi assistem a pôneis da Nissan no YouTube

"Pôneis malditos, pôneis malditos..." A frase parece ainda mais estranha quando cantarolada pelos pró...

Veja mais
Drogasil e Droga Raia anunciam associação

  Nova empresa será a maior rede de drogarias e o 7º maior grupo varejista do País   A D...

Veja mais