A Kraft Foods anunciou a divisão de suas operações em duas companhias, para separar os negócios globais de salgadinhos dos negócios relacionados a gêneros alimentícios na América do Norte. A decisão segue-se à aquisição no ano passado da Cadbury PLC, que transformou a Kraft na segunda maior empresa do mundo de alimentos.
A Kraft disse que agora, 18 meses após a integração com a Cadbury, vê suas operações divididas em duas classes, que podem ser melhor administradas separadamente e ainda atrair investidores que queiram apostar na expansão global da demanda por salgadinhos ou nos negócios de alimentos na América do Norte, onde o mercado cresce mais lentamente.
A Kraft estima que as operações com gêneros alimentícios na América do Norte, que incluem queijos Kraft, o café Maxwell House e as gelatinas Jell-O, proverão receitas de US$ 16 bilhões. Nas operações globais de salgadinhos, guloseimas e biscoitos estarão os negócios europeus da Kraft, em mercados em desenvolvimento, assim como os negócios com salgadinhos e guloseimas da América do Norte. A receita prevista é de US$ 32 bilhões nessa divisão, que abrange produtos como as bolachas Oreo, dos chocolates Cadbury e das gomas de mascar Trident.
A companhia espera que a separação esteja concluída antes do final de 2012, por meio da cisão das operações de gêneros alimentícios da América Latina. As ações da Kraft subiram 7,3% nas operações pré-mercado com a notícia.
No segundo trimestre, a Kraft registrou um lucro de US$ 976 milhões ou US$ 0,55 por ação, acima dos US$ 937 milhões ou US$ 0,53 por ação do mesmo período do ano passado. O lucro operacional subiu para US$ 0,62. As receitas subiram 13% para US$ 13,9 bilhões. Analistas esperavam lucro de US$ 0,58 e receita de US$ 13,2 bilhões. A margem bruta caiu para 35,1% no segundo trimestre, de 38,3%, diante dos custos mais elevados das commodities. A Kraft elevou sua projeção de lucro para o ano.
Veículo: Diário do Comércio - MG