Venda da Nestlé desacelera no Brasil

Leia em 1min 20s

A Nestlé anunciou ontem que seu lucro foi afetado no primeiro semestre pela alta dos preços de matérias-primas e do franco suíço forte. A América Latina registrou crescimento sólido, mas o Brasil só teve alta de um dígito, comparado à expansão de dois dígitos em outros mercados. No primeiro trimestre, a expansão no mercado brasileiro também havia sido de dois dígitos.

 

A empresa teve lucro líquido de 4,7 bilhões de francos (USS 6,48 bilhões) entre janeiro e junho. No cálculo de analistas, isso significa queda de 24% nos ganhos na consolidação em francos suíços, mas uma alta de 30% em dólar. No pregão de ontem, a ação encerrou o dia com queda de 2,89%.

 

Para o segundo semestre, a companhia espera condições difíceis, diante da "instabilidade política e econômica, a volatilidade dos custos das matérias-primas e o baixo nível de confiança dos consumidores nos países desenvolvidos". Ainda assim, a Nestlé avalia que alcançará crescimento orgânico entre 5% e 6% e aumento da margem.

 

Paul Bulcke, principal executivo da Nestlé, deixou claro que a força do franco suíço e o custo das commodities entre abril e junho tornou o ambiente extremamente duro, volátil e competitivo. O nível recorde da moeda suíça reduziu as vendas no semestre em 13,8%, e desinvestimentos resultaram em redução de 6,6%. Juntos, superaram o maior volume de vendas e o aumento e preços, o que levou à queda de 12,9% nas vendas, de 41 bilhões de francos (US$ 48,8 bilhões).

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Cimed aposta em produtos para o verão brasileiro

O Grupo Cimed, indústria farmacêutica brasileira com planta em Pouso Alegre, no Sul de Minas Gerais, est&aa...

Veja mais
Nestlé: vendas superam meta e sobem 7,5%.

A Nestlé informou ontem ter tido um lucro de 4,7 bilhões de francos suíços (US$ 6,44 bilh&ot...

Veja mais
Bicicletas: Shimano prevê dobrar receitas na AL em 5 anos

A Shimano, maior fornecedora mundial de componentes para bicicletas, pretende dobrar o tamanho de suas operaç&ati...

Veja mais
Nielsen lança sistema de medição de anúncios na internet nos EUA

A Nielsen, empresa especializada em medir a audiência na mídia, lançará na próxima sem...

Veja mais
Cartel de telas de LCD cresce para 14 fabricantes

Mais do que dobrou o número de empresas investigadas por cartel de telas de LCD. Eram apenas seis envolvidas, em ...

Veja mais
Preço do café verde deve seguir elevado, diz Melitta

Mesmo com as ameaças de uma recessão mundial, Thomas Bentz, presidente global da Melitta, ratifica previs&...

Veja mais
Fruta no palito

A marca de sorvetes Rochinha vai inaugurar uma fábrica em São José dos Campos, com investimentos de...

Veja mais
Melitta cresceu 11% no Brasil

  A Melitta do Brasil reuniu a imprensa em São Paulo, hoje, 10 de agosto, para apresentar seus resultados n...

Veja mais
Walmart quer 100% do Carrefour Brasil

Varejo: Grupo francês prefere esgotar chances de negociar uma fusão, nos moldes propostos antes pelo P&aacu...

Veja mais