Pedidos para atender as festas de fim de ano já foram feitos por muitas redes e estão até 30% maiores.
As redes de supermercados da Capital estão confiantes no desempenho das vendas no próximo Natal. Prova disso é que as encomendas aos fornecedores já estão sendo feitas e em volumes até 30% maiores do que os registrados no ano passado. O crescimento demonstra que que nem mesmo a preocupação com uma possível retração no consumo foi capaz de derrubar a previsão positiva dos empresários. Outra tendência é o aumento da participação dos produtos importados nas prateleiras, graças à desvalorização do dólar ante o real.
Uma das empresas que está apostando nas vendas de fim de ano é o Super Nosso Gourmet, que fez pedidos 30% superiores em relação a 2010. As aquisições de importados já foram feitas e as mercadorias devem chegar em outubro. Também já foram negociados artigos não alimentícios típicos da data, como itens de decoração, embalagens especiais e caixas de presente.
Segundo o gerente de Marketing, Marcos Kayser, desde o ano passado a rede trabalha um projeto que tem como objetivo antecipar o Natal, baseado em kits para presentes e ceias prontas para a data comemorativa. "Decidimos fazer uma encomenda maior por causa da demanda aquecida e o crescimento das vendas nas nossas lojas é compatível com esta projeção. Nossa expectativa é de um Natal ‘gordo’, sustentado pelo poder de compra da população", justifica.
Com a desvalorização do dólar, os produtos importados ganham mais espaço nas prateleiras da Capital
Aproveitando o dólar barato, o Super Nosso vai aumentar em 20% o mix de artigos importados na comparação com o exercício anterior, principalmente com especiarias, chocolates, panetones, azeites, conservas e vinhos. E se a expectativa de alta de 30% nas vendas de dezembro sobre o mesmo mês do ano passado se confirmar, a empresa fechará 2011 com faturamento 20% superior em relação a 2010.
O Verdemar Supermercado e Padaria, com cinco lojas na cidade, também já fez as compras dos produtos para o Natal e as encomendas aumentaram 10% na comparação com o ano passado. O superintendente Comercial e de Marketing, Antônio Celso Azevedo, explica que as aquisições foram feitas com base na demanda do consumidor, no crescimento das vendas nos últimos meses e na abertura de uma nova loja, que acontecerá neste semestre, na avenida Raja Gabaglia, região Centro-Sul de Belo Horizonte. "O otimismo com a data se deve à fidelização do nosso cliente, conquistada pelo atendimento e qualidade", diz ele.
Azevedo explica que os produtos importados são o diferencial da rede. Por isso, desde julho as encomendas foram feitas diretamente com os fabricantes, após avaliação dos produtos. "Apenas colocamos nas lojas mercadorias de alta qualidade. Teremos frutas secas, vinhos, presuntos, biscoitos e panetones", diz.
Já os Supermercados BH ainda não iniciaram as compras para formar o estoque de Natal e as decisões serão tomadas na segunda quinzena de setembro. Entretanto, a rede admite que as encomendas serão maiores do que as realizadas no ano passado, devendo apresentar crescimento entre 10% e 15%. O comprador da empresa, Fernando Almeida Seabra, explica que a expansão no volume de pedidos acompanha a expectativa de vendas em dezembro, sempre maiores do que nos demais meses do ano.
Veículo: Diário do Comércio - MG