Medo de inadimplência faz rede diminuir crédito aprovado em 13% e aumentar provisões
Empresa atribui a queda no lucro à união com o Baú da Felicidade e as Lojas Maia, as suas compras mais recentes
O Magazine Luiza, segunda maior rede varejista do país, encerrou o semestre com queda de 71,2% em seu lucro líquido, que atingiu R$ 4,6 milhões, ante R$ 15,9 milhões no mesmo período de 2010.
De acordo com Marcelo Silva, diretor-superintendente do Magazine Luiza, a queda de lucro refletiu os custos da rede com a integração do Baú da Felicidade, adquirido em junho, e da Lojas Maia, que foi comprada em 2010.
"Tivemos aumento de gastos administrativos por causa das fusões, além de despesas com consultoria", disse.
A receita bruta da rede alcançou R$ 3,4 bilhões, um crescimento de 44,5% em relação ao ano passado.
O receio com a inadimplência levou a rede a diminuir a aprovação de empréstimos em 13% e aumentar sua provisão (recursos usados no caso de falta de pagamento).
Para Silva, entretanto, a empresa não está "vendo nenhum indício de aumento de inadimplência".
INTEGRAÇÃO
O Magazine acabará com a bandeira Baú da Felicidade no próximo ano.
Das 121 lojas do Baú, 12 serão fechadas imediatamente.
"É um número menor do que prevíamos", afirmou Frederico Trajano, diretor-executivo de marketing e vendas.
Quatro lojas serão incorporadas após reformas. Outras 35 passarão a funcionar no modelo de loja virtual, sem estoques, em outubro.
"As lojas virtuais registram o dobro das vendas das convencionais e são mais rentáveis", disse Trajano.
Cerca de 70 lojas serão mantidas como Baú até janeiro de 2012, quando adotarão o nome do Magazine Luiza.
Veículo: Folha de S.Paulo