Alimentos orgânicos, roupas feitas por meios de produção sustentáveis, a busca pelo menor uso de combustível. Há muita gente investindo pesado para desenvolver novos produtos e aproveitar o crescimento desse mercado.
A paulista Mr. Green nasceu disso. Focada em produtos de limpeza orgânico, ela é uma "filha" da Krest, empresa especializada em produtos industriais para o setor de petróleo, como fluidos hidráulicos e removedores biodegradáveis e orgânicos, além de resina e plástico ecológico, entre outras coisas. Da limpeza de vazamento de petróleo para a limpeza de cozinhas residenciais ou de banheiros de empresas foi um pulinho. "É sim um modo de aproveitar a expertise já existente da empresa", diz Miguel Santos Neto, diretor da Krest. Mais do que isso, eles pretendem aproveitar a expertise no atendimento ao setor corporativo. "Hoje, a maior parte de nossos clientes ainda é de empresas de limpeza que, por sua vez, se veem pressionadas por seus próprios clientes para usar produtos orgânicos e biodegradáveis - às vezes essa é uma exigência para manter o ISO 14000, por exemplo."
A Mr. Green está começando no mercado ainda bem pequenininha, produzindo 80 mil litros/mês, mas com a expectativa de decuplicar isso em três anos. "Nossa aposta na distribuição para os clientes de varejo passa pela internet. O público que vai comprar nossos produtos é de mais alto nível cultural, preocupado com o ambiente e disposto a pagar de 20% a 30% mais do que os produtos não ecologicamente corretos." Além da venda direta, eles acham que lojas de produtos naturais que tanto se espalham hoje por aí também se tornarão grandes canais de venda.
Veículo:Valor Econômico