Varejo aposta no consumidor que mora sozinho e oferece desde meio litro de leite até um pedaço de pizza; preço é mais alto
Esqueça aquela dona-de-casa dedicada, que lota mais de um carrinho de compras para garantir que a dispensa atenda a família até o final do mês.
A nova ‘coqueluche’ dos supermercados agora são os solteiros --nicho que tem expectativa de crescimento superior aos 10% até o final deste ano.
O ‘mercado single’ --jargão já adotado pelas redes varejistas-- prevê produtos em pequena quantidade, muitas vezes em porções individuais e que já vem prontos para consumo.
Quem vai ao supermercado vê que esforço é o que não falta para atender esses cobiçados solteiros que prezam pela facilidade, agilidade e comodidade na hora das compras.
As opções de produtos ‘singles’ nas prateleiras aumentam a cada dia e já é possível comprar desde caixa com meio litro de leite e até um pedaço de pizza congelada.
As alternativas passam ainda pela caixa de ovos com seis unidades, diferente das doze convencionais, até a embalagem com uma única fruta já lavada, cortada e sem casca.
Com uma passada de mãos, o solteiro encontra ainda uma salada inteira pronta --lavada, separada e com tempero próprio -- e até mesmo um mix de legumes a vácuo para uma sopa caseira de uma refeição.
Seu bolso. Tanta facilidade tem seu preço --que não é baixo e pode pesar no bolso.
Alguns produtos voltados para solteiros custam, proporcionalmente, até 20% mais que os da versão ‘tamanho família’.
A pizza congelada, por exemplo, custa em média R$ 7,49 e normalmente serve oito pedaços. Já um único pedaço da mesma pizza é encontrado por R$ 1,79. Três goiabas lavadas, descascadas e sem caroço custam R$ 3,85. Só a fruta sem nenhum preparo custa R$0,50.
“O que acaba encarecendo esses produtos é a embalagem. A caixa com seis ovos, por exemplo, não é a metade do preço da embalagem com 12 ovos. Custa 80% do valor, então, proporcionalmente é muito mais cara a caixa de seis ovos”, afirmou Martinho Paiva Moreira, diretor de economia da APAS (Associação Paulista de Supermercados).
Hilton da Silva, gerente de desenvolvimento da rede do VillaReal, em São José, afirmou que a preparação desses produtos também encarece o custo do supermercado e aumenta o preço ao consumidor.
“As pessoas que moram sozinhas ou o casal com poucos filhos são a maioria dos nossos clientes. Hoje, um morador vai no supermercado ao menos oito vezes por mês”, afirmou.
Bem Estar. Além do custo, os ‘solteirões’ precisam ficar atentos à qualidade nutricional dos alimentos, já que a maioria dos produtos ‘singles’ são congelados e podem conter aditivos que não fazem bem à saúde.
A nutricionista funcional Geovana Ebaid, de São José, afirmou que o ideal é buscar tempo para deixar alimentos nutritivos pré-preparados no congelador. “O ideal também é evitar comprar guloseimas e buscar sempre ter em casa frutas, verduras e legumes, de preferência os da época, por serem mais nutritivos, conterem menos agrotóxicos e serem mais baratos”, disse.
O novo foco dos supermercados são os solteiros e aumentam a cada dia as opções de produtos em porções pequenas e até individuais. Nicho deve crescer 10% até o final deste ano
Facilidade
Para atender esse público, as grandes redes também apostam em vender comidas prontas para o consumo como saladas de frutas e mix de legumes
Toda a facilidade encarece o preço final do produto e as alternativas para solteiros chegam a custar, proporcionalmente, até 20% a mais que as embalagens em tamanho ‘ família’ , principal motivo é o custo da embalagem
Para não restringir a dieta a comidas industrializadas e congeladas, especialista orienta solteiro a preparar molhos caseiros em substituição aos que já vem prontos juntos com os macarrões instantâneos, por exemplo, e deixar carnes separadas no congelador
Apesar da variedade, solteiros reclamam que faltam opções e que preços são altos. Segundo eles, supermercados querem vender produtos com o vencimento mais próximo
Para solteiros, faltam opções
Apesar da gama cada vez mais variada de produtos ‘single’, os solteiros da região reclamam que ainda faltam opções nas prateleiras.
Segundo eles, não é possível encontrar óleos em frascos menores de um litro nem pães, como bisnaguinhas, em sacos de pequena quantidade.
Para não gastar muito e evitar o desperdício, eles afirmam que é preciso ter muito pique para percorrer os supermercados até mais de uma vez por semana e ‘trocar figurinhas’ com outros solteiros.
É isso que faz, por exemplo, a fisioterapeuta Camila Cendon Cruz, 32 anos, que mora sozinha há 10 anos. “Compro o pacote que vem com vários potes de geleia, mas como é muito só para mim sempre divido com minhas amigas que também moram sozinhas”.
Segundo ela, o maior desafio nas compras é manter uma alimentação saudável. “Para comer frutas e verdura e ter uma variedade de comida, preciso sempre almoçar fora de casa”, disse.
O farmacêutico Guillermo Figueroa também almoça fora de casa. “Vou no supermercado toda semana e procuro comprar só o que preciso. O mais difícil é encontrar carnes em pouca quantidade”, disse.
Veículo: O Vale - SP