Distribuidoras atuam como armazéns para farmácias

Leia em 1min 20s

Ampliar a gama de serviços ao atuar como armazéns para drogarias e farmácias - graças à capilaridade de seus centros de distribuição -, além de financiar a compra de medicamentos pelas redes varejistas do ramo, com mais prazos, é a nova estratégia das redes de distribuição de medicamentos. Tais empresas sentiram necessidade de encontrar meios para não perder mercado diante das ondas de consolidação da indústria farmacêutica, de um lado, com a união de laboratórios; e do varejo de medicamentos, de outro, via fusões como as da Droga Raia e Drogasil, e Drogaria São Paulo e Drogarias Pacheco.

As distribuidoras ainda focam a segurança ao setor, ao contratar escolta para evitar que os fármacos sejam roubados no transporte. "Multiplicar as frentes de atuação é um caminho necessário a essas empresas", afirmou Luiz Fernando Buainain, presidente da Associação Brasileira do Atacado Farmacêutico (Abafarma), que congrega as 23 maiores distribuidoras do País. "Com planejamento e boa logística, as distribuidoras têm conseguido abastecer mais de 66 mil estabelecimentos. A diferença entre os pedidos feitos pelos varejistas e a entrega do medicamento é de apenas 10 horas, em média", completa.

No passado, essas companhias já foram acusadas de exercerem o papel de atravessadoras no setor. Jorge Froes de Aguilar, diretor executivo da Abafarma, porém, afirma que compram remédios dos laboratórios que são vendidos às drogarias, dando a elas 35, 40, às vezes 60 dias para pagamento. "Acabamos sendo os grandes financiadores do varejo farmacêutico."

Segundo levantamento da consultoria IMS Health, no primeiro semestre de 2011 o volume de remédios distribuídos no País atingiu R$ 19,52 bilhões.

Veículo: DCI


Veja também

Regionalização é saída para crescimento da publicidade brasileira

O otimismo dentro do setor de publicidade no Brasil ganhou mais um aliado: a regionalização. De acordo com...

Veja mais
Presentes para Dia das Crianças carregam até 72,8% de impostos

Os brasileiros não têm sossego nem para presentear seus filhos ou sobrinhos no Dia das Crianças. A a...

Veja mais
Nova rede de marca própria Pool é a atual aposta da Riachuelo

A rede varejista Riachuelo, especializada em confecção masculina, feminina e infanto-juvenil, estuda criar...

Veja mais
Prefeitura dá ultimato a Center Norte

Se não acabar com concentração de gás até sexta, shopping será interditado; La...

Veja mais
Mercado de esmaltes abre espaço para empreender

Interessado precisa apostar em inovação e no lançamento de produtos para superar grandes concorrent...

Veja mais
Produtor de algodão investe em renovação de máquinas

Estimulados pelas escalada dos preços internacionais do algodão nos últimos dois anos e pela chegad...

Veja mais
Vendas de laranja sofrem com a queda de consumo

Embora o Brasil contabilize neste ano a segunda maior safra de laranja das últimas duas décadas, a queda d...

Veja mais
Grão cru de café atinge o melhor preço em 50 anos

Os diversos recordes registrados pelo café este ano estão colocando o Brasil em posição de d...

Veja mais
GPA ganha prêmio

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) foi o vencedor na categoria "varejista de mercados emergentes" do pr&ec...

Veja mais